Mesmo sem casos de Influenza em AL este ano, Sesau ressalta importância da vacinação contra a doença

Publicado em 01/06/2021, às 19h17
Carla Cleto/Ascom Sesau -

Ascom Sesau

Alagoas não registrou nenhum caso confirmado de Influenza este ano, conforme dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Mesmo assim, o Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ressalta a importância da vacinação contra a doença, que além de levar à hospitalização, pode ocasionar óbitos.

LEIA TAMBÉM

O apelo se deve ao fato de, historicamente, aumentarem os casos de doenças respiratórias durante esta época do ano, em razão da quadra chuvosa. Por outro lado, com o aumento da taxa de ocupação hospitalar em razão do novo coronavírus, é necessário evitar a disseminação da Influenza, que também pode levar à necessidade de internação.

De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira, assim como a Covid-19, a Influenza pode ocasionar Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “Tanto a Covid-19 quanto a Influenza são doenças infectocontagiosas e, por esta razão, de fácil disseminação. Assim, é importante que os alagoanos contemplados no público-alvo, se imunizem também contra a Influenza!”, orientou.

Público-alvo – A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, ocorreu de 5 a 26 de maio, contemplando as crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e indígenas. Atualmente, Alagoas realiza até 17 deste mês, a segunda fase, que tem como contemplados os idosos com 60 anos e mais, além dos professores.

A terceira e última etapa, que será iniciada no dia 18 de junho e vai até 9 de julho, vai vacinar 353.741 alagoanos. O público-alvo são pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas