Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas recebe alta após se recuperar da Covid-19

Publicado em 04/11/2020, às 18h27
Catarina Magalhães/Ascom Sesau AL -

Assessoria Sesau AL

Há 13 dias internada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Irinéa Rosa, 73 anos e mestre do Patrimônio Vivo, recebeu alta médica nesta quarta-feira (4), após ser recuperar da Covid-19. Natural do Povoado do Muquém, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, a artesã contraiu a doença provocada pelo novo coronavírus no mês passado e, por pouco, não perdeu a vida.

A suspeita da doença apareceu após se sentir cansada e com tosse. “Eu tomava um xarope, lambedor, mas nada de resolver. Aí, eu e meu marido fomos procurar fazer o teste em União dos Palmares e, como nosso estado de saúde inspirava cuidados, fomos transferidos para o Hospital Metropolitano”, relatou Irinéa Rosa.

A paciente, que se internou junto com o seu marido, passou quase duas semanas hospitalizada e, após receber tratamento humanizado da equipe multidisciplinar do Hospital Metropolitano de Alagoas, além de passar por exames de imagem e laboratoriais, conseguiu se recuperar da Covid-19.

Ao receber alta médica, a mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas não escondia a felicidade de poder retornar para a sua residência e agradeceu todo o carinho da equipe do Hospital Metropolitano de Alagoas. “Estou feliz porque me recolhendo para minha casa, mas, agradeço a todos de coração pelo cuidado”, salientou.

Diante da expectativa de voltar para o Povoado do Muquém e retomar a confecção de suas peças de barro, que a tornaram famosa além dos limites de Alagoas. “Quero tocar meu barco pra frente, nunca fui à escola e a leitura que Jesus me deu foi a minha arte, que me fez ser reconhecida até fora do Brasil”, comemorou.

Mestre Irinéia – Conhecida pela sua arte no barro vermelho, dona Irinéa Rosa é oriunda do Povoado Quilombola do Muquém, em União doa Palmares. A artesã tem suas obras reconhecidas mundialmente e, em 2017, foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados