Meteorologista explica chuva de granizo no Sertão de Alagoas

Publicado em 05/12/2018, às 18h43
-

Asco Semarh

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou os dados do volume de chuva registrado no Sertão e no Sertão do São Francisco, nesta terça-feira (04).

LEIA TAMBÉM

De acordo com a coleta de dados dos pluviômetros digitais, as cidades localizadas no Sertão tiveram cerca de 24,6 milímetros de chuva, o esperado para o mês de dezembro era de 35 mm. No Sertão do São Francisco, choveu cerca de 44,1 milímetros e o esperado era de 35 mm.

As cidades de Major Isidoro, Pão de Açúcar e Piranhas registraram um maior volume de chuva em 24 horas. Nessas cidades, o monitoramento apontou 55 milímetros.

O município de Delmiro Gouveia também registrou um volume maior de chuva nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, com cerca de 41,8 mm e o esperado para o mês era de 35 mm. A Sala de Alerta também considera a formação de granizo entre 19h e 20h em Delmiro Gouveia, na noite de terça-feira (04).

O meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, explica a motivação desse fenômeno no semiárido alagoano. “A zona de convergência do Atlântico Sul, que é uma banda de nebulosidade, está atuando desde o norte do país, se estendendo até o oceano. Há também o sistema de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, o chamado Vcan, que está posicionado próximo à costa de Alagoas. A junção desses dois fatores ocasiona a formação de nuvens carregadas, o que justifica a ocorrência de granizo”.

A previsão da Sala de Alerta aponta chuvas fracas para os próximos dias em alguns pontos da região do Sertão e Sertão do São Francisco.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar