Meu Sertão, melhor viagem de inverno

Publicado em 29/07/2015, às 09h49

Redação

Navegar pelos cânions Rio São Francisco é uma terapia e no inverno fica mais bonito

Restaurante Castanho faz parte da reserva ecológica da caatinga em Delmiro Gouveia

A estrada de barro é irregular, longa, parece um caminho sem fim. Mas, no infinito da caatinga – verde e florida, nesta época chuvosa – os majestosos cânions do Rio São Francisco dão o ar da graça. Simplesmente divino. Este é um dos caminhos que nos guia até o restaurante Ecológico Castanho, na cidade de Delmiro Gouveia, ponto de embarque para navegar pelo nosso Velho Chico.

LEIA TAMBÉM

Em 2012, viajei pelos cânions Rio São Francisco, embarcando na cidade de Olho D´Água do Casado, rumo ao mesmo destino: o Castanho. São 1.500 hectares de caatinga preservada e com três trilhas catalogadas.

Na estrada de barro a beleza dos cânions do  Velho Chico é revelada

Em 19 de julho de 2015, de volta ao restaurante, dessa vez pelo novo caminho da Rodovia AL-220. Quando você for lá, fique atento à placa do restaurante.  Todo percurso pela estrada de barro é bem sinalizado, e são necessários cerca de 30 minutos de chão batido. Porém, é compensador. O Sertão, no inverno, é de rara beleza.

No restaurante Castanho você pode fazer tudo: trilha, mergulhar no rio, descansar na rede, deitar nas camas, ou simplesmente apreciar o sertão saboreando caldinho de feijão, postas de tilápia… É com diz a canção de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar (vida leva eu!)/ Sou feliz e agradeço/ Por tudo que Deus me deu”.

Detalhe do jardim  do restaurante Castanho e do Velho Chico na cidade de Delmiro Gouveia

Os cânions do São Francisco são uma benção, e o Menestrel das Alagoas (catamarã do restaurante) navega ao sabor do vento, seguindo o sol. Só falta uma rede, para seguir viagem e esperar as estrelas.

Minha surpresa foi testemunhar que os cânions estão valorizados pelos amantes dos esportes náuticos. E a cena mais bonita de se apreciar e aquele monte de gente, de todas as idades, praticando Stand Up‎ (pranchas), e nos caiaques, deslizando pelo Rio, entre as enormes formações rochosas esculpidas pela ação do tempo e das águas.

Amantes dos esportes náuticos navegam pelo Rio São Francisco

É lindo… mas quando penso que são 12 metros de profundidade prefiro curtir a Natureza a bordo do catamarã.

O restaurante Ecológico Castanho é um empreendimento familiar, que nasceu da paixão do alagoano Eliseu Gomes, o Leleu, pelo o Rio São Francisco. Este bom rapaz, como todo sertanejo, foi persistente. Ele transformou a caatinga num belo jardim do Sertão com restaurantes, trilhas e passeios.

Beleza: praticar stand up entre os  cânions do Rio São Francisco

Quando voltar ao Castanho, e será em breve, minha trilha sonorosa já escolhi: “Minha vida é andar por este país/ Pra ver se um dia descanso feliz/ Guardando as recordações/ Das terras onde passei/ Andando pelos sertões/ E dos amigos que lá deixei…”

Cânions do Rio São Francisco, um dos lugares mais bonito do Sertão alagoano

Siga a placa do Restaurante Castanho para curtir os cânions do Rio São Francisco

Siga a rota do Restaurante Castanho

Delmiro Gouveia, sertão alagoano, a 294,8 km de Maceió, via AL-220

Passeio R$ 100, por pessoa, com almoço incluso – Funciona todos os dias – Aceita cartão. Telefone: (82) 99959.1405 (whatsApp)  e 98855.1290

Restaurante funciona com sistema de buffet e a la carte

Café da manhã da Pousada Recanto da Mada em Delmiro Gouveia

Pra ficar: Em Delmiro Gouveia, a Pousada  Recanto da Mada (às 7 horas, a mesa do café da manhã já está posta com todos os quitutes regionais com destaque para coalhada caseira e mungunzá). A pousada é simples, mas tem ótimos apartamentos para uma boa estada.

Museu da Pedra conta a história de Delmiro Gouveia

História – No ano de 1904, na Vila da Pedra, Sertão alagoano, apenas seis residências e nada mais. Neste mesmo ano chega o cearense Delmiro Gouveia, com seus sonhos, para escrever uma nova história em Alagoas. Seu grande legado foi construir a segunda hidrelétrica do Brasil. Para conhecer mais a trajetória do Delmiro visite o Museu da Pedra e a Usina Angiquinho, tombada como Patrimônio Histórico Estadual pelo IPHAN.

Caldinho de feijão, as boas vindas do restaurante Castanho

Passeio de barco pela Gruta do Talhado

Tilápia frita é o manjar  do Rio  São Francisco no restaurante Castanho

Catamarã Menestrel das Alagoas nos cânions do Velho Chico

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bodega do Sertão é nosso filé Que maravilha de cookie!!! Sá Menina também é Natal Já é Natal, que tal um chocotone da Syl?