Milei garante que fim do Banco Central é 'inegociável'

Publicado em 25/11/2023, às 08h21
Reprodução -

Estadão Conteúdo

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, disse nesta sexta-feira, 24, que o fechamento do Banco Central é "inegociável". A promessa de campanha foi reafirmada em meio aos boatos de que Luis Caputo, aliado do ex-presidente Mauricio Macri, deve ser indicado como ministro da Economia do governo.

O nome não foi anunciado, mas é dado praticamente como certo pela imprensa local. O Clarín destaca até que Caputo já está "trabalhando como se fosse ministro" ao noticiar um encontro dele com banqueiros para discutir a crise.

A possível nomeação foi celebrada pelo mercado, mas colocou em dúvida as promessas do libertário. Caputo é mais moderado que o presidente eleito e já criticou a dolarização da economia - medida que deve avançar junto ao fechamento do Banco Central, segundo Milei. "Diante dos rumores, queremos esclarecer que o fechamento do Banco Central não é uma questão negociável", afirmou ontem o gabinete de Milei, em comunicado no X (antigo Twitter).

Com a aproximação com Macri, o presidente eleito tenta garantir alguma governabilidade no Congresso. Seu partido, o Liberdade Avança, elegeu apenas 38 deputados de um total de 257, além de 8 dos 72 senadores. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto