Milhares de filhotes de pinguins morrem de fome na Antártica

Publicado em 13/10/2017, às 14h24

Redação

A temporada de reprodução dos pinguins-de-adélia (Pygoscelis adeliae) na Antártica teve um desfecho trágico: apenas dois de 36 mil filhotes de pinguins sobreviveram desde o início de 2017, em um retrato dramático do desequilíbrio ecológico que assola a região.

LEIA TAMBÉM

Segundo os cientistas, o “fracasso catastrófico da reprodução” deve-se em grande medida às condições ambientais em mudança na região, como a dissolução de geleiras, associadas às alterações climáticas.

As mudanças na distribuição e espessura do gelo obrigaram os pinguins adultos a viajar longas e exaustivas distâncias, às vezes por 100 quilômetros. Enquanto esperavam, os filhotes morreram de fome e doenças provocadas por baixa imunidade.

Os pinguins-de-adélia se alimentam principalmente de krill antártico, uma espécie de camarão comum na região, cuja distribuição tem sido afetada pelas mudanças ambientais. Para piorar, há uma demanda comercial para liberar a pesca industrial de krill na região, tornando ainda mais competitiva a oferta de alimentos para os pinguins.

Para barrar a proposta, cientistas e ONGs ambientais, como a WWF, estão demandando a criação de uma nova Área Marinha de Proteção para as águas do leste da Antártica, o que ajudaria a evitar a concorrência adicional dos barcos de pesca.

Há quatro anos, a mesma colônia, que consistia em mais de 20 mil pares de pinguins, não sobreviveu à época de reprodução.

“Os pinguins são um dos animais mais resistentes e surpreendentes em nosso planeta. Este evento devastador contrasta com a imagem que muitas pessoas podem ter deles”, disse ao The Guardian o chefe dos programas polares no WWF, Rod Downie, “É mais como um ‘Tarantino faz Happy Feet’, com filhotes mortos espalhados por toda a praia”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos