Mina ilegal desaba e dezenas de pessoas são soterradas na Indonésia

Publicado em 27/02/2019, às 20h45
Ilusrtação | Reprodução -

VEJA.com

O desabamento de uma mina ilegal de ouro na ilha de Célebes, na Indonésia, na terça-feira 26 deixou dezenas pessoas soterradas, segundo as autoridades locais. Pelo menos três mineiros morreram e outras 14 pessoas foram resgatadas com ferimentos.

LEIA TAMBÉM

“Quando dezenas de pessoas estavam extraindo ouro naquele local, os postes e tábuas que sustentavam a carga quebraram por causa das condições do solo e do grande número de túneis para mineração”, explicou o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho.

Segundo Nugroho, nesta quarta-feira, 27, as autoridades locais estimam que 43 pessoas ainda estejam soterradas.

As equipes de resgate seguem trabalhando em uma área íngreme e arborizada junto com outros mineiros e forças de segurança onde muitos dos desaparecidos poderiam continuar vivos sob os escombros.

Hingga 27/2/2019 pukul 14.30 WITA, dampak longsor penambangan emas tanpa ijin di Bolaang Mongondow, Sulut: 17 korban berhasil dievakuasi dimana 3 orang meninggal dan 14 orang selamat. Diperkirakan 43 orang masih tertimbun longsor. Evakuasi terus dilakukan oleh tim SAR gabungan. pic.twitter.com/pkxwCYhHC1

— Sutopo Purwo Nugroho (@Sutopo_PN) 27 de fevereiro de 2019

A mineração ilegal é um fenômeno comum na Indonésia devido à permissividade das autoridades. Os acidentes ocorrem com frequência por conta da falta de medidas de segurança.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto