Ministério da Agricultura chega a AL após sacrifício de 32 porcos com peste suína

Publicado em 14/10/2019, às 11h58
FPI (MPE) / Arquivo -

Deborah Freire

Técnicos do Ministério da Agricultura e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) inspecionam desde o início do mês propriedades rurais onde há criação de porcos, no município de Traipu, no Agreste, após identificar 32 animais com a peste suína. Eles foram sacrificados após a realização de exames que confirmaram a contaminação.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a chefe do Núcleo de Defesa Animal da Adeal, Maria Lacerda, a doença não é transmissível ao ser humano e, nem mesmo, a outros animais, mas o seu consumo é proibido, o que gera prejuízos econômicos aos criadores.

Até o momento, a doença só atingiu uma propriedade. O dono será ressarcido pelos prejuízos por meio de um fundo de indenizações para os criadores. "O proprietário comunicou a Adeal após perceber que os animais estavam com lesões pelo corpo e conjuntivite, além de sintomas neurológicos, andavam cambaleando. Entre os sintomas comuns, há também febre alta e problemas respiratórios. O principal é ficar com as extremidades arroxeadas e amontoados uns nos outros. A doença gera alta mortalidade, em até dez dias", explica a técnica.

Toda a criação foi sacrificada, e uma portaria do governo estadual deve ser publicada para restringir o trânsito de animais da área contaminada para o resto do Estado. Maria Lacerda afirma que Alagoas não é livre da doença, mas há alguns anos não registrava casos.

Até ontem, 28 propriedades tinham sido visitadas por técnicos e hoje a fiscalização continua, mas não localizou novos focos. A maior parte das criações de suínos em Alagoas é de pequenos produtores, o que não deve gerar grande impacto econômico no Estado, ainda segundo a Adeal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas