Ministério da Saúde abre consulta sobre diagnóstico do câncer de pele

Publicado em 20/05/2022, às 09h55
Câncer de pele | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil -

Agência Brasil

O Ministério da Saúde abriu - de hoje (20) até 8 de junho - consulta pública sobre Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Melanoma Cutâneo, “tipo mais grave de câncer de pele”, informou a pasta.

LEIA TAMBÉM

As contribuições podem ser enviadas até o dia 8 pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e serão analisadas pela Secretaria-Executiva do órgão.

A recomendação inicial apresentada pela Conitec é favorável à aprovação das diretrizes diagnósticas desse tipo de câncer de pele.

Melanina

“O melanoma tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, esse tipo de câncer é mais comum em áreas como palmas das mãos e plantas dos pés”, anunciou o ministério.

Acrescentou, em nota, que, embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, “o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Como reconhecer se o ovo de Páscoa é feito com chocolate de verdade Consumidor deve ficar atento à qualidade do bacalhau na Semana Santa Autismo: manejo adequado e intervenção precoce são decisivos para o desenvolvimento AVC infantil pode estar ligado a problemas cardíacos, alerta especialista