Ministro da Casa Civil diz que Brasil não tem 'cultura de prevenção'

Publicado em 25/01/2019, às 20h41
-

Rubens Valente/Folhapress

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse, nesta sexta-feira (25), sobre o desastre em Brumadinho (MG) que o Brasil "não tem a cultura da prevenção" nos setores público e privado.

LEIA TAMBÉM

"Lamentavelmente não se construiu aqui a cultura de prevenir para não remediar. Isso vale para tudo, com raras e honrosas exceções na área da saúde. Principalmente em equipamentos públicos. Isso é com pontes, viadutos. Então nós lamentavelmente não temos como regra prevenir, fazer verificações periódicas", disse o ministro.

Ele conversou com a Folha no aeroporto de Brasília. Confirmou que o presidente Jair Bolsonaro estará na região neste sábado (26).

Indagado sobre como transformar a falta de prevenção, Lorenzoni disse que "governando pelo exemplo". "O governo começando a trabalhar assim, isso vai ganhando capilaridade no resto da administração pública e contamina positivamente o setor privado."

Indagado se o rompimento em Brumadinho seria evitável, Onyx concordou: "São tragédias evitáveis. A gente ainda não conhece os detalhes [do que houve]. Mas a gente está vendo no Brasil o quê? Exatamente isso, ponte que cai, viaduto que cai. Por falta do quê? Manutenção e prevenção".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado