Ministro da Educação pergunta se deputados sabem o que é carteira de trabalho e causa confusão

Publicado em 15/05/2019, às 18h08
Abraham Weintraub, ministro da Educação, fala no plenário da Câmara dos Deputados sobre cortes de verbas na Educação e nas Universidades, nesta terça, 15, em Brasilia . | FolhaPress -

Redação

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, perguntou a deputados se eles sabem o que é uma carteira de trabalho, "a azulzinha", causou confusão na Câmara e levou bronca do presidente da sessão, Marcos Pereira (PRB-SP). 

LEIA TAMBÉM

"Queria dizer que eu fui bancário, trabalhei muito. Carteira assinada, a azulzinha, não sei se vocês conhecem", afirmou durante discurso nesta quarta-feira (15). 

A fala provocou gritos no plenário. O líder do PT, Paulo Pimenta (RS), subiu à mesa diretora. Ao mesmo tempo, o líder do PSL, Delegado Waldir (GO), disparou pelo plenário para fazer uma blindagem literal do ministro —-como barreira física. 

O vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira, que comanda a sessão na ausência de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está voltando dos Estados Unidos, passou um pito em ministro e deputados. 

"Eu me senti pessoalmente ofendido", afirmou para Weintraub. O presidente do PRB, um dos principais líderes do centrão, pediu que ministro e deputados não fizessem perguntas fora do tema dos cortes nas universidades. 

"A mensagem que estão passando para a sociedade não é boa", disse, acalmando os ânimos.  Weintraub responde a questionamentos de parlamentares no plenário da Casa depois de ser convocado, em articulação conjunta do centrão com a oposição. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado