Ministro do STF manda soltar Eike Batista

Publicado em 28/04/2017, às 19h13

Redação

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes mandou libertar o empresário Eike Batista. Eike está preso no Rio desde desde janeiro em um desdobramento da Operação Lava Jato.

LEIA TAMBÉM


Para Gilmar Mendes, o perigo que Eike oferece à ordem pública ou à instrução do processo "pode ser mitigado por medidas cautelares menos gravosas do que a prisão".

Na decisão, Mendes afirmou que os crimes que Eike teria cometido "estariam ligados à atuação de um grupo político, atualmente afastado da gestão pública". No começo do mês, Gilmar Mendes negou um pedido de liberdade feito pela defesa de Eike.


Eike Batista e seu braço-direito, Flávio Godinho, foram alvos da Operação Eficiência sob a suspeita de lavar R$ 16,5 milhões em esquema de pagamento de propinas com uso de contratos fictícios direcionadas ao ex-governador Sergio Cabral entre 2010 e 2011.

A prisão foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7a Vara Federal.

Ao conceder habeas corpus a Godinho, Gilmar Mendes justificou que "embora graves", os fatos teriam acontecido muito tempo antes da prisão de 2017.

Para ele, Godinho "não é acusado de manter um relacionamento constante com a suposta organização criminosa".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares