Ministro Luís Roberto Barroso participa nesta segunda de encontro na Serra da Barriga

Publicado em 02/06/2025, às 08h52
Ministro Barroso fará a palestra de abertura do I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro. - Foto: Caio Loureiro/Ascom TJ

Redação com assessoria

Nesta segunda-feira (02), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), vai palestrar, às 10h, no I Encontro Nacional de Órgãos e Assessorias de Direitos Humanos do Judiciário Brasileiro, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

LEIA TAMBÉM

O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do projeto Justiça Plural, que desenvolve estratégias voltadas ao amplo acesso à justiça de populações vulnerabilizadas. O Estado de Alagoas, a Prefeitura de União dos Palmares e a Fundação Cultural Palmares apoiam o encontro.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, e o coordenador de Direitos Humanos do TJAL, Tutmés Airan, participarão dos debates. "Será um momento histórico. Pela primeira vez neste país, um presidente do Supremo Tribunal Federal vai à Serra da Barriga, solo marcado por tantas histórias de resistência e luta", afirmou Tutmés.

Programação

O evento contará com apresentações culturais a partir das 9h. A cerimônia de abertura está prevista para as 9h30, com a palestra do ministro ocorrendo em seguida.

Às 10h30, haverá mesa-redonda com lideranças quilombolas locais e entidades do Observatório de Direitos Humanos (ODH), que debaterão direitos quilombolas e enfrentamento ao racismo estrutural no sistema de justiça.

A evento terá intervalo das 12h às 14h e retornará com apresentação cultural e do projeto Justiça Plural. Às 15h, haverá reunião do ODH para discutir a estruturação da rede judiciária de proteção dos direitos humanos. O encerramento está previsto para as 16h30.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE