Ministro Marcos Pontes é internado em Brasília

Publicado em 12/09/2019, às 11h09
Agência Brasil -

Redação

O ministro Marcos Pontes, chefe da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na noite dessa quarta-feira (11).

Pontes era esperado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, para uma audiência sobre a exoneração de Ricardo Galvão, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento será remarcado devido ao estado de saúde do astronauta.

LEIA TAMBÉM

A internação foi anunciada pelo deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. A assessoria do ministro confirma o fato, mas não esclareceu o motivo de ele ter sido hospitalizado. O HFA ainda não divulgou boletim médico. 

Pontes, de 56 anos, foi o primeiro (e único) astronauta brasileiro a viajar ao espaço. A viagem ocorreu em 2006, a bordo de um foguete russo.

No governo, o ministro tem sofrido com cortes no orçamento. Recentemente, anunciou que sua pasta não terá dinheiro para pagar bolsas de pesquisas do CNPq até o fim do ano. Na semana passada, fez remanejamento interno no orçamento para pagar o valor referente ao mês de setembro.

A situação até o fim do ano, porém, ainda não está resolvida. Faltam ainda R$ 250 milhões até dezembro para garantir os repasses aos bolsistas. O pedido do ministro é que o dinheiro seja obtido junto do fundo abastecido com recursos recuperados pela Operação Lava Jato, mas ainda não há definição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital