“Miss Paripueira” pode ser Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas

Publicado em 10/05/2023, às 17h52

Redação

Ambrosina Maria da Conceição, a “Miss Paripueira”, pode se tornar  Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas, se a Assembleia Legislativa aprovar o Projeto de Lei 184/2023, de iniciativa da deputada estadual Cibele Moura.

LEIA TAMBÉM

Ao justificar o projeto, Cibele ressaltou a contribuição da homenageada não apenas para Paripueira como para o acervo cultural alagoano, como um todo.

E diz mais a parlamentar:

“Todos os dias saía de sua casa vestida com roupas coloridas e adornada com acessórios extravagantes. As ruas da cidade eram a sua passarela. E por onde desfilava, recebia aplausos e gracejos dos moradores e convites de turistas para tirar fotos. Nos típicos festejos de Santo Amaro, no mês de janeiro, a ‘Miss’ fazia a alegria dos jovens e crianças, com seus colares, suas roupas coloridas e um sorriso, tornou-se símbolo da cidade”, relembra Cibele.

Ambrosina se transformou, na verdade, numa personagem folclórica de Paripueira e de Alagoas, ressaltada em música e em eventos em sua homenagem, a exemplo do bloco “Miss Paripueira”, que teve início em 2018, e o “Concurso de Fantasia Miss Paripueira (a Sabiá)” – Soltando o Riso”.

O projeto de Cibele Moura foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda votação no plenário da ALE.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar