Mobilidade urbana é tema de debates na Câmara Municipal de Maceió

Publicado em 13/02/2025, às 16h27
-

Ascom Câmara

A mobilidade urbana esteve no centro dos debates durante a sessão desta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Maceió. Os vereadores trataram sobre o transporte escolar de crianças da rede municipal de ensino e abordaram a necessidade de estudar a viabilidade da implantação de faixas exclusivas para motos em avenidas da cidade.

LEIA TAMBÉM

Os vereadores Rui Palmeira, Marcelo Palmeira, Allan Pierre e Jeannyne Beltrão apresentaram informações que colheram acerca do contrato para o transporte de estudantes em vigência no Município.

Rui questionou a suspensão da atividade esta semana, que gerou protestos de pais e mães de alunos, enquanto os demais parlamentares apontaram a existência de falhas na prestação do serviço e destacaram o trabalho da Prefeitura para retomar o transporte até a próxima segunda-feira.

O vereador Leonardo Dias, que integra a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, se comprometeu em colocar o assunto em pauta com os demais componentes para, junto ao Município, encontrar uma alternativa para o problema.

Uma possibilidade que está em discussão com órgãos da Prefeitura de Maceió é a substituição dos ônibus por vans de motoristas associados a entidades registradas em Maceió.

A ideia faz parte de um projeto de lei do vereador Chico Filho, que tomou como referência o modelo utilizado na cidade de São Paulo. Ele destacou que os municípios brasileiros em geral sofrem com a má prestação do serviço e citou os entraves do processo licitatório para a contratação na modalidade “menor preço”.

Como alternativa, o parlamentar apontou a realidade paulistana, onde foi implantado o Transporte Escolar Gratuito, o TEG. “O serviço é mesmo impressionante. A diretora da escola faz a matrícula da criança e, se for a mais de um quilômetro e meio de distância da residência do aluno, ela já aciona o transporte. Ele busca a criança e deixa na porta de casa, com todo conforto e segurança. Hoje, em Maceió, a criança tem que andar muitas quadras para pegar ônibus. Então é, na realidade, um transporte vencido, ultrapassado”, defendeu.

Motofaixas - Também movimentou o debate desta quinta, a indicação do vereador Samyr Malta solicitando ao Município um estudo para a implantação de faixas exclusivas para motos nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, até o Parque do Centenário, abrangendo os bairros Tabuleiro do Martins, Gruta de Lourdes e Farol.

O texto foi aprovado e contou com apoio de David Empregos, também autor de uma indicação para a implantação das motofaixas. Ele argumentou que, em outras capitais, a medida conseguiu reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas.

“O trânsito de motos entre as faixas já existe, então porque não oficializar e colocar as faixas para organizar o nosso trânsito? Em São Paulo já existe a motofaixa, Salvador está implantando. Sou defensor da faixa exclusiva e recebi muito apoio das pessoas que usam o veículo aqui em Maceió”, apontou.

A sessão teve a presença dos 27 vereadores e aprovou ainda dezenas de indicações de melhorias para a cidade, como construção e reforma de praças, limpeza de galerias e outras obras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC