Mochila de rodinhas é a nova aliada dos pais para evitar problemas ortopédicos

Publicado em 13/02/2017, às 15h22

Redação

O peso das mochilas escolares é uma das preocupações recorrentes na volta às aulas, ele não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança. O excesso de peso e o uso errado da mochila podem causar problemas de postura e até desvios de coluna. Por isso, carregá-la nas costas é algo a ser evitado por crianças com menos de 12 anos de idade. Até essa faixa etária, deve-se priorizar os modelos com rodinhas.

LEIA TAMBÉM

"Um problema enfrentado pelos pais é a imagem que os pré-adolescentes têm de que mochila de rodinhas, devido às suas estampas com desenhos infantis, é um produto para crianças pequenas", pondera Rubens Passos, presidente da ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório).

Atentos aos problemas que o excesso de peso nas costas pode causar para os estudantes pré-adolescentes, fabricantes de mochilas investiram em novas estampas, com motivos jovens e cores atraentes. "Mesmo as crianças acima dos 12 anos deveriam usar mochilas de rodinhas", comenta Rubens Passos, "e a indústria está focada nessa questão de saúde, oferecendo produtos que contribuam para a saúde dos alunos e ajudem os pais na orientação e prática correta do uso das mochilas escolares pelos seus filhos". 

É importante lembrar que o ajuste das mochilas, além do peso, também influencia na postura correta. Quando são usadas as mochilas tradicionais, elas devem ter duas alças largas e as crianças precisam se habituar a usar ambas, não apenas uma delas, para não forçar o corpo para o lado. No caso das mochilas de rodinhas, os pais devem observar o comprimento da haste na hora da compra. Ele deve ser adequado à altura da criança ou adolescente, para que ela possa andar com o corpo ereto, puxando a mochila ao seu lado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer