Momentos de desespero e alívio: bebê é salvo de engasgo por PMs em Maceió

Publicado em 12/02/2026, às 15h52
- Ascom PMAL

TNH1 com Assessoria

Ler resumo da notícia

Um bebê de um ano e cinco meses foi salvo por policiais militares após se engasgar. O caso foi registrado nessa quarta-feira, 11, no conjunto Cidade Sorriso, em Maceió. Os militares estavam em patrulhamento de rotina, quando foram abordados pela mãe que pediu socorro.

LEIA TAMBÉM

O aspirante Lucas Nunes e o sargento Divaldo Galvão realizaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para desengasgo que utiliza compressões abdominais. Com a ação, o pequeno Efraim conseguiu expelir o alimento que havia provocado o engasgo e voltar a respirar. 

“A mãe estava bastante nervosa quando nos acionou e nosso foco foi entrar em ação o mais rápido possível. Foi um grande alívio da parte de todos que acompanharam aquele momento”, destacou o aspirante Nunes.

Antes de acionar a PM, a mãe do bebê, Poliane Marques, ainda tentou realizar o desengasgo sozinha, mas sem sucesso. “Quando percebi que ele já estava ficando roxo, saí em busca de ajuda e me deparei com a viatura na esquina. Foi um momento de muito desespero, mas também de grande alívio. Agradeço a essa equipe da Polícia Militar pelo socorro e por ter salvado a vida do meu filho”, disse emocionada.

Engasgo na primeira infância

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos. Uma técnica de primeiros socorros utilizada neste tipo de acidente é a manobra de Heimlich, que é fundamental nas situações de engasgo com obstrução das vias aéreas e que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF se reúne com representantes de trabalhadores de hospital privado de Maceió Vigilância Sanitária interdita pastelaria no Vergel e apreende 300 kg de queijo impróprios para consumo Confira os horários de funcionamento dos mercados públicos e feiras durante o Carnaval Mudança de nome da Avenida Fernandes Lima pode virar caso de Justiça; entenda