Moradores começam a retirar pertences de casas após rompimento de barragens

Publicado em 09/11/2015, às 10h30
-

Redação


Bíblia, documentos e um travesseiro foi o que a dona de casa Maria Aparecida dos Santos, 57 anos, conseguiu buscar na casa onde morava no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). A comunidade foi devastada após o rompimento de duas barragens na última quinta-feira (5). A casa de Maria Aparecida não foi atingida pela lama, mas ela só pôde voltar ao local dias depois e apenas para buscar pertences.


"Mudei para cá com 13 anos. Morava aqui com meu marido e cinco filhos", contou. "Busquei essas coisas, mas deixei para trás minhas galinhas. Coloquei bastante água e comida e volto depois para ver se consigo trazer tudo", completou.

Dona Maria, como é conhecida, garante que não se preocupa com os móveis e pertences que deixou na casa de Bento Rodrigues. "O que me preocupa é o que vai ser da gente agora", desabafou. "Se não tivesse morrido ninguém, eu até voltava. Mas tendo morrido gente amiga, conhecida, não dá para voltar mais não. A comunidade acabou".

O aposentado Gilson Santana Coelho, 42 anos, também tem uma casa que permaneceu de pé após a passagem de todo o barro. Diabético, ele conseguiu voltar ao local para buscar remédios, documentos e algumas peças de roupa. Em razão do risco que continua na região, Gilson e a família foram levados para um hotel em Mariana.

"Somos muitos irmãos. Sempre moramos juntos, uma casa perto da outra. Voltei e busquei o que podia trazer mas mãos e o que cabia no carro da prefeitura" , disse. "Não tem sentido trazer muita coisa porque nem temos onde colocar. Não podemos levar móveis e abarrotar o hotel."

A irmã de Gilson, Lucimar Úrsula Fernandes, buscou pouca coisa na casa onde morava. Ela voltou ao distrito atrás de informações sobre a sobrinha Emanuely, de 5 anos, que está desaparecida desde o dia da tragédia. "Busquei roupas e mais nada. Sinto um misto de esperança e tristeza que acaba com a gente. Mesmo sendo difícil ver tudo isso, a gente acaba voltando todo o tempo".




Fonte: EBC


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital Comissão aprova projeto que impede condenados de lucrar com livros e filmes sobre seus crimes