Moradores de Riacho Doce bloqueiam AL-101 em protesto pela falta d’água na região

Publicado em 12/04/2022, às 09h32
Os manifestantes atearam fogos em pneus e bloquearam os dois sentidos da rodovia | Foto: Cortesia ao TNH1 -

TNH1

Moradores do bairro Riacho Doce, localizado no Litoral Norte de Maceió, interditaram trecho da AL-101, nesta terça-feira (12), para cobrar o reabastecimento no fornecimento d’água na região. Segundo os manifestantes, já são mais de 15 dias com torneiras vazias e, ao menos, trinta dias com instabilidade no abastecimento. O protesto aconteceu desde às 6 horas da manhã e o grupo ateou fogos em pneus, bloqueando os dois sentidos da rodovia. O ato foi encerrado por volta de 11h.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao TNH1, Luciana Melo, moradora do bairro, explicou o motivo da manifestação e disse que a previsão é de mais dias sem água. “O abastecimento está instável há mais de 30 dias e há quinze dias que não temos uma gota d’água nas torneiras. A previsão é de que o problema seja solucionado apenas no próximo sábado.”, relatou.

A moradora ainda destacou a falta de suporte aos moradores, que estão pegando água na praia para amenizar a falta de abastecimento. “Até o momento, a BRK não enviou nenhum caminhão-pipa para ajudar a população. Estamos pegando água na praia e comprando galões d’água para amenizar o problema. Porém, o gasto é enorme, ainda mais nesses dias de calor”, contou.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local e uma das pistas já havia sido liberada durante a manhã. Após negociação, os manifestantes acabaram com o protesto com a chegada de dois caminhões-pipa.

Em nota, a BRK — empresa responsável pelo saneamento básico na Região Metropolitana de Maceió — disse que o bairro possui uma série de ligações clandestinas que estão impactando no fornecimento de água. A empresa também afirmou que foi feito alguns reparos no bairro e a retomada do abastecimento acontecerá de forma gradativa. Veja a nota:

"A BRK informa que Riacho Doce é abastecido por poços da Casal e a região em questão possui uma série de ligações clandestinas, além de poços particulares, que impactam consideravelmente o fornecimento de água no local. A empresa já acionou a Casal para verificar os poços legais que atendem a região e equipes da BRK já foram mobilizadas para investigar as causas do desabastecimento.

A BRK reforça ainda que ocorreram paralisações emergenciais recentes no sistema de Riacho Doce, sendo a última nesse domingo, quando a estrutura operada pela Casal apresentou falha operacional. As equipes de campo da Casal atuaram para os devidos reparos necessários e o equipamento foi restabelecido no mesmo dia. De todo modo, a BRK acompanha a retomada do abastecimento, cuja normalização se dá de forma gradativa, na medida que o sistema se recupere e as redes sejam pressurizadas".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca