Moradores do Benedito Bentes protestam contra modelo de transporte integrado

Publicado em 08/04/2016, às 14h32

Redação

Moradores do Benedito Bentes e de conjuntos habitacionais próximos ao bairro protestam, nesta sexta (08), em frente à sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), na Avenida Durval de Góes Monteiro, contra os novos itinerários do transporte coletivo, após a implantação do sistema integrado.

LEIA TAMBÉM

Os moradores pedem a volta do antigo modelo de transporte do bairro e dos conjuntos próximos. No antigo modelo, os veículos, chamados de “linhas troncais” saiam dos terminais dos conjuntos, passavam no terminal integrado do bairro (sem a necessidade do usuário desembarcar) e iam em direção aos outros bairros da cidade.

No novo sistema, muitos usuários precisam pegar no mínimo dois coletivos para se descolar dos seus conjuntos até o destino final. Gerando um acréscimo de cerca de 20 a 30 minutos no tempo total de viagem, segundo relatos de moradores à reportagem do TNH1. Isso porque o usuário deve embarcar em um primeiro ônibus que o levará até o terminal integrado do Benedito Bentes, e lá ele embarcará em um segundo veículo.

É aí que estão as principais reclamações, pois os usuários relatam ainda passar transtorno durante a espera dos dois veículos nas “filas quilométricas”.

Segundo a assessoria da SMTT, na última segunda (4), após outro protesto dos moradores da região, foi realizada uma reunião entre a superintendência e 40 manifestantes. Na ocasião, ficou acordado que eles esperariam mais 15 dias para entender o sistema integrado e perceber que “a SMTT aumentou a possibilidade de acesso ao transporte público”.

Quanto ao protesto desta sexta (08), a SMTT, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que “a quantidade de pessoas não representa a maioria da população que mora ali nos Recantos. Percebemos que eles [os moradores da região] não entenderam o sistema integrado. Dessa vez, esperamos uma comissão de manifestantes para conversar”.

A SMTT disse ainda que “antes, entravam três linhas que vinham do terminal integrado do Benedito Bentes a cada uma hora. Agora, de 20 em 20 minutos existe um ônibus que entra lá e faz integração com nove linhas na Avenida Cachoeira do Meirim, principal avenida do bairro, no terminal do Salvador Lyra e no terminal integrado do Benedito Bentes”. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer