Meningite C: moradores do Benedito Bentes, Serraria e mais bairros devem se vacinar neste sábado; veja lista

Publicado em 30/01/2026, às 10h07
Vacinação de bloqueio contra a meningite C acontece no sábado (31), das 8h às 17h. - Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Eberth Lins

Ler resumo da notícia

A Secretaria de Saúde de Maceió vai realizar, neste sábado (31), uma vacinação de bloqueio contra a meningite meningocócica tipo C após a confirmação de três casos da doença nos bairros do Benedito Bentes e Serraria em um intervalo de 90 dias. De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, a ocorrência acende um alerta epidemiológico e exige ação imediata para conter a circulação da bactéria.

LEIA TAMBÉM

A vacinação acontecerá das 8h às 17h e é destinada exclusivamente aos moradores das áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica. Além de trechos do Benedito Bentes e da Serraria, a ação contempla localidades em um raio de até um quilômetro dos pontos onde os casos foram identificados, incluindo bairros como:

Nem todos os moradores desses bairros serão vacinados; apenas quem reside nas ruas previamente mapeadas pela equipe técnica.

 Clique aqui para ver a lista de endereços

Podem receber a vacina pessoas de três meses a 80 anos de idade que ainda não tenham sido imunizadas ou que precisem iniciar o esquema vacinal. Gestantes e lactantes não devem receber a dose neste momento. Crianças que já completaram o esquema da meningite C não precisam ser vacinadas novamente, salvo nos casos em que estejam no período do reforço com a vacina meningocócica ACWY.

“A vacina contra a meningite C é indicada para pessoas a partir de três meses a 80 anos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde, mas gestantes e lactantes não devem receber a dose neste momento. A SMS reforça que nem toda a população dos bairros será vacinada, apenas as pessoas que residem nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica”, explicou Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió, nesta semana.

A estratégia de bloqueio busca interromper a transmissão da bactéria nas regiões afetadas e reduzir o risco de novos casos. A orientação é que os moradores das áreas incluídas levem documento com CPF e cartão de vacinação. A Secretaria de Saúde também alerta para os principais sintomas da meningite, como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos e manchas pelo corpo. Ao apresentar qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Veja, abaixo, os pontos de vacinação por bairros:

Ouro Preto

ESF Ouro Preto

US Maria Tereza Holanda (Ouro Preto)

CAC Ouro Preto

Canaã

USF São José

Serraria

US José Tenório

Praça Santa Ana

Colégio Fundação Bradesco 

Colégio Brasil

Escola Municipal Monsenhor Antônio Assunção Araújo

Drive da Justiça Federal

Barro Duro

Loja Start Car (estacionamento)

Benedito Bentes

US Aliomar Lins

US Robson Cavalcante

US Caetés

USF Carla Nogueira

Shopping Popular do Caetés

Entrada do Conjunto Planalto

CAT na Rotatoria do Conjunto Aprígio Vilela (VAN)

CMEI Prof. Silvanio Barbosa dos Santos (Aprígio Vilela)

Cmei Professora Maria Ivone Santos De Oliveira (Cidade Sorriso I)

Associação Famílias de Anjos (Conjunto Selma Bandeira)

Escola Municipal Dra Elizabeth Anne Lyra (Conjunto Luiz Pedro III)

Drive Rotatória entre o Aprígio Vilela e Caetés

Escola Municipal Professor Aurélio Buarque De Holanda Ferreira (Conjunto Freitas Neto)

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição Dia da Saudade: maceioenses atingidos pelo afundamento do solo podem contribuir com acervo de museu digital Caso Joba: Perícia Criminal identifica arma utilizada no homicídio de funcionário do CRB Ônibus irregular que transportava turistas é apreendido na Ponta Verde