Moradores do Rio e de São Paulo recebem alerta de terremoto em celular; Defesa Civil diz que não emitiu

Publicado em 14/02/2025, às 07h56
- Reprodução

CBN

A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta para terremoto e que não há registro de ocorrência relacionada ao possível abalo no estado. Na madrugada desta sexta-feira (14), moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam um aviso de terremoto em Ubatuba e cidades do litoral norte paulista, a cerca de 200 quilômetros da capital.

Os avisos foram recebidos por meio da plataforma de alertas do Google para aparelhos com sistema Android por volta das 2h. O alerta indicava um tremor de magnitude entre 4,2 e 5,4, considerados de baixa intensidade pela escala de classificação.

De acordo com o comunicado, o epicentro seria no oceano inicialmente a uma distância de sete quilômetros de Ubatuba. Depois essa distância subiu para 55 quilômetros.

Desde o início do envio desses alertas, a CBNtenta contato com o Google, mas ainda não tivemos um retorno.

Dois órgãos que monitoram terremotos no Brasil são o Centro de Sismologia da USP e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Ambos não registraram o tremor. O site disponível para consulta da USP chegou inclusive a ficar fora do ar.

O maior terremoto no Brasil ocorreu em janeiro de 2024. O abalo de 6,6 graus aconteceu na Amazônia.

De acordo com o jornal O Globo, o país registrou cerca de 108 abalos sísmicos no último ano, mas a maioria imperceptível.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pai de influenciador que ‘guardou’ parte do crânio na barriga morre aos 68 anos Presença de autoridades em festas de Daniel Vorcaro vira alvo de pedido de investigação Musa da Beija-Flor não entra na onda do bumbum de carnaval: 'o meu é desarmonizado mesmo' Projeto de Lei endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças