Moradores do São Jorge bloqueiam Avenida Josepha de Mello em protesto nesta manhã

Publicado em 18/08/2025, às 08h02
- Reprodução/TV Pajuçara

TNH1 com TV Pajuçara

Moradores do bairro São Jorge, em Maceió, protestaram na Avenida Josepha de Mello, umas das principais vias da cidade. A manifestação por melhorias no serviço de transporte coletivo começou por volta das 7h desta segunda-feira (18) e causou o bloqueio parcial da pista, o que deixou o trânsito travado na região.

LEIA TAMBÉM

A moradora identificada como Jaciane disse, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, que o ato também é realizado para cobrar o retorno da circulação dos ônibus no Conjunto Planalto. Assim como ela, outros moradores levaram cartazes e reclamaram também das condições dos veículos.

"Os ônibus nunca passam no horário certo. E quando passam estão velhos e quebrados. Quando reclamamos para o motoristas, eles dizem que não é problema deles. Fica uma situação ruim para a gente. Eles não entram mais no conjunto e é perigoso a gente se deslocar para a pista. Ficamos ao relento. Pode chover ou fazer sol, e ficamos assim. Precisamos ser olhados", disse.

Para quem deixa o bairro Feitosa, no sentido de Cruz das Almas, a situação foi de congestionamento. O setor de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado para negociar a liberação da avenida com os manifestantes. Eles usaram pedaços de madeira para impedir a passagem de condutores.

O TNH1 entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb), que ainda não se posicionou sobre as queixas da comunidade.

Veja a nota do DMTT:

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) informa que realizou visita técnica à Rua Santa Amália, no São Jorge, e foi constatada a inviabilidade de os ônibus do transporte público realizarem a manobra de retorno por aquela via. Trata-se de um ponto estreito, que coloca em risco pessoas, imóveis e até outros veículos na região. Durante a vistoria, foi recomendada a instalação da sinalização na Rua Príncipe Charles, onde a manobra seria executada com mais segurança para todos. No entanto, a colocação das placas não foi realizada devido à recusa por parte de alguns moradores.

O DMTT alerta para a prioridade dada à segurança das pessoas. Os ônibus possuem pontos cegos e mesmo que a via esteja sem veículos, trata-se de uma manobra complexa. A preocupação do órgão é, única e exclusivamente, em preservar vidas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição