Moradores do São Jorge bloqueiam pista em protesto contra fechamento de posto de saúde

Publicado em 19/03/2020, às 11h45
Divulgação -

Redação TNH1

Moradores do bairro São Jorge, na parte alta de Maceió, bloquearam a pista do Sítio São Jorge em protesto contra o fechamento do posto médico da Vila Emater. 

LEIA TAMBÉM

Segundo uma das organizadoras do protesto, que estava no local, o posto que atende a população local está sem médico há dois meses. "Estamos sem médico há dois meses e hoje ficamos sabendo que o posto está fechado. Os servidores foram relocados para outras unidades e a comunidade está sem atendimento", disse à reportagem. 

Um cartaz foi colado em frente à unidade, informando que "Esta unidade encontra-se sem atendimento médico. Por favor, dirijam-se aos seguintes locais para atendimento: UDA FAT, Unidade de Saúde João Paulo II, Unidade de Saúde José Araújo, Unidade de Saúde Paulo Leal". 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o encerramento das atividades da unidade da Vila Emater ocorreu por conta do descredenciamento da unidade pelo Ministério da Saúde, que estabelece, para a manutenção de uma estrutura como essa, um mínimo de 4 mil usuários. "Na unidade da Vila Emater havia apenas 1.200 usuários cadastrados, que vinham sendo atendidos apenas por dois agentes comunitários de saúde, numa estrutura bastante insalubre", diz a SMS.

"Para que os usuários não fossem prejudicados pela decisão do Ministério, a SMS remanejou os atendimentos de farmácia, vacinação e marcação do CORA dessa população para a Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos Neto, no bairro São Jorge. Já os demais serviços – a exemplo de consultas – estão sendo direcionados à Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, localizada na FAT", informou a SMS.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês