Moradores têm apoio para legalizar imóveis no Programa de Compensação Financeira

Publicado em 01/10/2020, às 17h24
Arquivo -

Assessoria Braskem

Os moradores das áreas de desocupação, em Maceió, contam com o apoio da Braskem na formalização dos documentos de propriedade dos imóveis. A Braskem flexibilizou as exigências para agilizar ainda mais as negociações. O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação tem vários meios para reconhecer a posse do imóvel pelo morador, entre os documentos estão contrato de compra e venda, declaração e comprovante de residência. E, quando não é possível confirmar a posse ou propriedade, o morador conta com as facilidades do Programa Posse Legal.

LEIA TAMBÉM

Esse é o procedimento adotado para os moradores em atendimento no fluxo de compensação, que em setembro está fazendo o ingresso dos moradores dos Lote 3 a 7 da Ajuda Humanitária do Governo Federal. A partir de outubro, serão feitos os ingressos dos moradores dos lotes 8 a 12 e os demais moradores do Pinheiro. Os moradores da Zona E, área inserida em julho no mapa de realocação definido pela Defesa Civil, ingressarão no fluxo de compensação a partir de janeiro de 2021.

“Nós solicitamos os documentos relacionados ao imóvel e identificamos a possibilidade de flexibilização, ou seja, se há documentação mínima necessária para garantir a segurança jurídica da relação de posse ou propriedade. Caso não haja, o morador estará elegível ao nosso programa Posse Legal”, explica Elaine Santana, responsável pelo diálogo da Braskem com a comunidade.

O Posse Legal é fruto de um termo de cooperação firmado entre a Braskem e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), em janeiro, que já beneficiou mais de 50 moradores. Ele agiliza a emissão do documento de legalização da posse de imóveis para o Programa de Compensação Financeira e serve como mais uma opção para os moradores confirmarem a posse do imóvel.

Ele segue o modelo de sucesso do programa Posse Legal, implementado em 2019, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL), também em parceria com a Anoreg, para auxiliar os moradores dos bairros atingidos pelo fenômeno geológico. A partir do momento em que o morador ingressa no PCF e não dispõe de documentos que comprovem a posse ou propriedade regular do imóvel, o Cartório de Notas é acionado e agenda uma visita de averiguação. A Braskem assume todos os custos, que incluem o trabalho de engenheiros e arquitetos responsáveis pela elaboração das plantas necessárias à emissão da certidão de posse. Todo o procedimento é concluído em até 15 dias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês