Moraes procurou presidente do BC para pedir por Banco Master, diz colunista

Publicado em 22/12/2025, às 13h46
- Agência Brasil

Valor Investe

Ler resumo da notícia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), procurou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para fazer pressão em favor do Banco Master, segundo publicação da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, nesta segunda-feira (22). Moraes teria feito pelo menos três contatos por telefone e se encontrado presencialmente ao menos uma vez com Galípolo.

Segundo a publicação, os relatos foram feitos à jornalista por seis fontes diferentes nas últimas três semanas. Uma delas disse ter ouvido do próprio ministro o encontro com Galípolo e as outras cinco souberam dos contatos por integrantes do BC.

Esses contatos teriam sido feitos em julho, antes, portanto, prisão do banqueiro Daniel Vorcaro e de o BC decretar a liquidação extrajudicial do Banco Master. Esses episódios ocorreram somente em novembro.

Conforme os relatos feitos à jornalista, Moraes teria entrado em contato com Galípolo para saber sobre o andamento da operação de venda para o BRB. O ministro teria dito ao presidente do BC que gostava de Vorcaro e que o Master era combatido por estar tomando espaço dos grandes bancos.
 

Ainda conforme publicado pelo jornal O Globo com base nesses relatos, Moraes teria pedido que o BC aprovasse o negócio com o BRB.

Galípolo teria respondido a Moraes que técnicos do BC haviam descoberto fraudes no repasse de R$ 12,2 bilhões em créditos do Master para o BRB. Diante dessa informação, segundo a publicação de O Globo, o ministro teria dito então que se a fraude ficasse comprovada, não teria mesmo como o negócio ser aprovado.

Valor procurou o ministro e o presidente do BC. O Banco Central informou que não vai comentar. O STF ainda não respondeu.

Reportagem anterior de Malu Gaspar, publicada há cerca de duas semanas, revelou que o escritório da mulher do ministro, Viviane Barci de Moraes, tem contrato de prestação de serviços com o Master que soma cerca de R$ 130 milhões.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo Ladrões em moto aquática assaltam casal de caiaque dentro do mar Comercial da Havaianas com Fernanda Torres divide direita e esquerda Pai surpreende esposa ao trocar nome da filha na hora do registro