Extra Online
Nesta semana, uma postagem viral no X fez com que muita gente questionasse: "É inteligência artificial, né?".
LEIA TAMBÉM
Não era. O vídeo mostrava um homem com uma estranha criatura se agarrando a um dos seus braços e às suas costas. Internautas que desconfiaram de uma criação de IA logo descobriram que se tratava, na verdade, de um exemplar de colugo. Alguns, é verdade, ainda não estão convencidos.
O colugo é um mamífero escalador de médio porte encontrado no Sudeste Asiático.
Os colugos também são conhecidos como cobegos ou lêmures voadores, embora não sejam lêmures e nem possam voar. De característica dócil, eles geralmente são encontrados na Tailândia, na Malásia e em Cingapura e costumam comer frutas, folhas e flores. Tem patas longas, cauda curta e uma cabeça pequena, de orelhas arredondadas. Os olhos são relativamente grandes e dispostos na frente do crânio, o que lhes permite visão binocular. Os colugos são animais noturnos e arbóreos.
A postagem no X na última quinta-feira (7/8) teve mais de 17,5 milhões de visualizações e 175 mil curtidas. Os comentários do ceticismo ao alarmismo, com muitos achando se tratar de espécies de morcego ou sapo:
"Não pode ser real."
"Sequer pisca! Falso"
"Parece um personagem da Disney."
"Parece um parente distante do morcego frugívoro."
"Mais um Pokémon para caçar?"
"E se esse animal o morder e isso levar a outra epidemia viral como a do coronavírus? Achei que existiam protocolos para lidar com espécies recém-descobertas. Isso não está colocando todas as nossas vidas humanas em risco?"
A confusão se deve em boa parte ao texto da postagem, que fala em "novo animal". Na verdade, o colugo foi descrito pela primeira vez em 1758 por Carl Linnaeus (ou Carlos Lineu), botânico, zoólogo e médico sueco que é conhecido como o "pai da taxonomia moderna".
LEIA MAIS