Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer

Publicado em 15/09/2025, às 10h42
-

TNH1

A Associação Nordesta emitiu nota nesta segunda-feira, 15, lamentando a morte da ambientalista e pesquisadora Dra. Anita Studer, fundadora da entidade, aos 81 anos.

Com saúde frágil e debilitada pela idade, foi decidido pela equipe médica que ela deveria ficar internada em Genebra, na Suíça, nos últimos dias.

“O Brasil se despede de uma das maiores protetoras do Meio Ambiente. Anita foi muito mais que a fundadora de uma associação: ela foi mãe para todos, sempre acolhendo cada pessoa debaixo de suas asas. Sua vida teve um só propósito: defender a natureza e lutar pelo que é justo. A partir do exemplo dela, a história continuará sendo feita", diz o texto.

Parceiria Nordesta - PSCOM

Anita, ao Centro, com equipe Nordeste e PSCOM

 

Em 2023, Anita Studer esteve em Maceió, ocasião em que, junto com outros integrantes da Nordesta, assinou parceria com o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Os termos da parceria determinaram que, a cada 500 quilowatts de energia consumida pelo grupo PSCOM, quatro árvores são plantadas pela Associação.

"Ainda estamos no começo de um longo trabalho de preservação do Meio Ambiente. Quando me perguntam se eu estou cansada do meu trabalho de preservação, eu sempre acho que estamos apenas no começo, pois o trabalho de preservação e reflorestamento é um trabalho sem fim. É um trabalho de uma vida, e o amor que você tem pelo próximo passa pelo meio ambiente. Preservar ou recuperar ecossistemas degradados devolve ao Meio Ambiente o equilíbrio necessário para a manutenção da vida", afirmou Anita na assinatura do termo de parceria.O PSCOM  foi o primeiro parceiro nacional da Nordesta, saindo na frente, se tornando pioneiro como veículo de mídia no Brasil a fazer parceria com a entidade.

Homenagem e legado

Que cada árvore plantada, cada criança que aprendeu a cuidar da terra, cada sorriso que nasceu em meio às folhas e raízes, sinta a presença dela. De uma coisa temos certeza: o legado dela continua vivo.

Anita estava com programação de chegar ao Brasil no dia 25 de setembro, onde participaria de uma agendas em homenagem ao dia da árvores, com foco em conscientização sobre a importância da preservação das árvores e florestas, pois a data antecede a chegada da primavera no Hemisfério Sul, período associado ao renascimento da natureza e renovação ambiental.

No dia 3 de outubro, a Nordesta sediará a reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Alagoas e a reunião do comitê Mudanças Climáticas de Alagoas. No dia seguinte, haverá uma homenagem à dra. Anita Studer em Quebrangulo, data em que já estava agendada a inauguração ada Reserva Florestal Comunitária na cidade de Quebrangulo, conhecida como “Mata da Suíça”.

O presidente Internacional da Nordesta e filho de Anita, Adrien Chardet, informou que a programação não deve sofrer alterações e que agora tem uma inspiração maior: continuar os planos de homenagear o legado da Sra. Anita Studer.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Cartórios apresentam paternidade digital e registro online de óbitos em Congresso Nacional em Alagoas