Morre aos 103 anos Benjamin Ferencz, o último dos promotores de Nuremberg

Publicado em 09/04/2023, às 19h04
Imagem de Benjamin Ferencz em 1947 | United States Holocaust Memorial Museum / Via Wikipedia -

Folhapress

Morreu na sexta-feira (7), aos 103 anos Benjamin Ferencz, o último promotor vivo a participar do julgamento de nazistas no tribunal de Nuremberg, na Alemanha. Segundo o The New York Times, ele morreu em uma casa de repouso na Flórida. A causa da morte não foi divulgada.

LEIA TAMBÉM

Nascido na Romênia, Ferencz migrou aos 10 anos com sua família para os Estados Unidos, onde se formou em Harvard. O advogado começou a atuar como promotor em Nuremberg aos 27 anos, garantindo a condenação de vários oficiais alemães que lideraram esquadrões da morte itinerantes durante a guerra.


À esquerda, réus nazistas dos julgamentos de Nuremberg. À direita, Ben Ferencz, promotor dos julgamentos (Foto: Reprodução)

Os nazistas enfrentaram uma série de julgamentos por crimes contra a humanidade, incluindo o Holocausto, genocídio no qual seis milhões de judeus foram assassinados. Logo em seu primeiro caso, ele viu todos os réus serem condenados, sendo que 13 receberam sentenças de morte.

"Hoje, o mundo perdeu um líder na busca por justiça para as vítimas de genocídio e crimes relacionados. Lamentamos a morte de Ben Ferencz. Aos 27 anos, sem experiência anterior em julgamento, ele obteve veredictos de culpado contra 22 nazistas", escreveu o Museu Memorial do Holocausto, nos EUA, instituição para qual o advogado fazia doações.

Ferencz disse ao tribunal que os oficiais acusados executaram metodicamente planos para exterminar grupos étnicos, nacionais, políticos e religiosos. "O genocídio foi um dos principais instrumentos da doutrina nazista", disse Ferencz.

Após o julgamento, ele defendeu por décadas a criação de um tribunal penal internacional, objetivo que viu se tornar realidade com a criação do Tribunal de Haia, em 2002. Ferencz trabalhou ainda para garantir uma compensação para as vítimas e sobreviventes do Holocausto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos