Morre aos 81 anos o jornalista Vladimir Calheiros

Publicado em 09/05/2018, às 17h55

Redação

Morreu na tarde desta quarta-feira, 9, aos 81 anos, o jornalista e escritor Vladimir Calheiros. Ele enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma pneumonia que havia contraído durante a recuperação de uma fratura no fêmur. A morte de “mestre Vladimir”, como era carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, foi divulgada por meio de nota da assessoria de comunicação do Tribunal e Justiça de Alagoas (TJ-AL), da qual Vladimir Calheiros fazia parte nos últimos anos. 

Natural de Branquinha, nascido no dia 17 de fevereiro de 1936, Vladimir Calheiros era filho de Luiza Maia Gomes e de Manoel Rodrigues Calheiros, que ficou conhecido como o primeiro prefeito comunista da América Latina. O nome de Vladimir é uma homenagem a Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lenin, líder histórico comunista.

Aos 14 anos, mandado pelo pai, Vladimir viveu sua primeira aventura ao cruzar o Atlântico, a bordo de um navio, rumo à Tchecoslováquia, na companhia de outros adolescentes da Juventude Comunista.

Formado em Direito na Faculdade de Recife, Vladimir nunca exerceu a profissão. Apaixonou-se pelo jornalismo e ingressou no Jornal do Comércio, onde produziu reportagens que ficaram conhecidas, a exemplo da entrevista com o famoso pistoleiro Floro Novaes, em plena caatinga alagoana, na região de Cacimbinhas. Foi ganhador de dois prêmios Esso, um dos mais importantes do jornalismo no Brasil.

Em 1972, a reportagem sobre sua terra natal, sob o título "Dilema Alagoano: matar ou morrer", causou polêmica. 

Em 1974, Vladimir Calheiros veio morar em Alagoas. A convite do senador Arnon de Mello, ingressou na Gazeta de Alagoas, onde assinou a coluna ‘Registro’. Trabalhou também na Tribuna de Alagoas.

Casado com Delma Maria de Omena, Vladimir foi pai de três filhos, e deixa também três netos.

“Meu pai era um homem muito independente. O fato de ele estar de cama nos últimos dias o deixou muito triste. Ontem, eu estive com ele. Disse que o Sport de Recife, sua grande paixão havia vencido", contou juiz eleitoral Alberto Maia, filho de Vladimir. Segundo ele, Vladimir havia perdido os movimentos e se comunicava apenas pelo olhar nos últimos dias. “A família está toda unida neste momento difícil”, disse Alberto, que atendeu a reportagem do TNH1 e forneceu as informações sobre o jornalista..

O corpo e Vladimir Calheiros será sepultado nesta quinta-feira, 10, no Parque das Flore. O velório ocorre na capela 1.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer