Morre, aos 96 anos, a atriz Cicely Tyson, de ‘How to Get Away with Murder’

Publicado em 29/01/2021, às 09h32
Foto: Reprodução / Instagram -

IstoÉ

A atriz negra Cicely Tyson, ícone de gerações de atrizes afro-americanas e estrela da Broadway, morreu nesta quinta-feira (28) aos 96 anos, anunciou seu agente.

LEIA TAMBÉM

Tyson, cuja carreira se estendeu por mais de 70 anos, é conhecida pelo público em geral por sua indicação ao Oscar por “Lágrimas de Esperança”, em 1973. Ela também atuou em “Tomates Verdes Fritos” e em “Histórias Cruzadas”. Mais recentemente, integrou a série televisiva “How To Get Away with Murder”.

Muito comprometida com o combate ao racismo e pela justiça social, Tyson recusou com frequência papéis que considerava manter os clichês raciais, especialmente de empregadas e prostitutas.

“É com pesar que a família da senhorita Cicely Tyson anuncia sua partida pacífica esta tarde”, disse seu agente, Larry Thompson, em um comunicado à AFP, sem especificar as causas da morte.

A atriz ganhou vários prêmios Emmy, equivalentes aos Oscar da TV americana, assim como um Tony por atuações teatrais.

Em 2018, recebeu um Oscar honorário por toda a sua carreira. “É uma rainha para todos os afro-americanos”, disse então o ator e diretor Tyler Perry. “Teve que trabalhar dez vezes mais e que lhe pagassem cinco vezes menos” porque era negra, destacou.

Para o compositor Quincy Jones, Tyson “abriu o caminho” para várias gerações de atrizes, como Angela Bassett, Whoopi Goldberg, Halle Berry, Viola Davis e Lupita Nyong’o.

Nascida em Nova York, filha de pais caribenhos, Tyson começou sua carreira como modelo antes de atuar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto