Morre Manoel Carlos, aos 92 anos, autor de grandes novelas da TV brasileira

Publicado em 10/01/2026, às 20h00
- Reprodução / Globo

CNN Brasil

Ler resumo da notícia

Morre Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos", diz comunicado enviado pela sua filha, Júlia Almeida.

"O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado".

Com mais de 15 folhetins ao longo da carreira, o autor ficou conhecido por seu trabalho nas novelas da TV Globo em obras como “Laços de Família”, “Mulheres Apaixonadas” e “Por Amor”, além de “Baila Comigo” (1981). Suas produções destacam o Rio de Janeiro, principalmente o bairro de classe alta Leblon, como ambiente central, e as “Helenas”, nome da maioria de suas protagonistas.

Maneco, como era conhecido por pessoas próximas e pelos fãs, estava afastado da TV desde “Em Família” (2014). Cerca de seis anos atrás, foi diagnosticado com Parkinson.

Manoel Carlos deixa a esposa Elisabety Gonçalves de Almeida, com quem era casado desde 1981, e duas filhas, Júlia Almeida e Maria Carolina.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: João Gomes chora ao receber presente das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió Neta de 24 anos de Carlos Alberto de Nóbrega descobre diagnóstico de câncer Wagner Moura recebe homenagem pela sua carreira, em Hollywood Morre Isabel Veloso, influenciadora com câncer terminal, aos 19 anos