Morre o cantor e compositor Cassiano, ícone do soul brasileiro, aos 77 anos

Publicado em 08/05/2021, às 08h02
Cassiano em foto de 1998 | Foto: André Arruda/Divulgação -

Extra

Morreu no Rio, aos 77 anos, o cantor e compositor Cassiano, autor do sucesso "Primavera (vai chuva)", eternizado na voz de Tim Maia. No fim de abril, ele sofreu uma parada cardíaca e estava intubado desde então no Hospital Carlos Chagas. À época, ele foi testado para Covid-19 e deu negativo, como antecipou a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo".

LEIA TAMBÉM

Paraibano de Campina Grande, Genival Cassiano dos Santos é considerado um dos precursores do soul brasileiro, dando voz a grandes sucessos do gênero por aqui, como "A lua e eu" e "Coleção".

Álbuns de sua discografia, como "Apresentamos nosso Cassiano" (1973) e "Cuban soul" (1976), são considerados joias por reunir influências diversas, de Stevie Wonder e Otis Redding a Lupicínio Rodrigues, num som de assinatura própria.

Exímio compositor e guitarrista, ele escreveu músicas gravadas por outros ícones da MPB, de Alcione ("Mister sambs") a Gilberto Gil ("Morena"). Na obra de Tim Maia, além de "Primavera", "Eu amo você" também foi composta por Cassiano.

O músico não lançava álbuns próprios desde 1991, com "Cedo ou tarde", no qual regravou sucessos da década de 1970, além de apresentar canções inéditas. No disco, contou com a participação de Marisa Monte, Luiz Melodia, Djavan, Ed Motta e Sandra de Sá

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário