Morre o jornalista Cícero Sandroni, aos 90 anos

Publicado em 17/06/2025, às 10h17
-

Folhapress

Morreu Cícero Sandroni, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, aos 90 anos. Ele estava em casa e sofreu um choque séptico causado por uma infecção urinária. A informação foi confirmada pela ABL na manhã desta terça-feira (17). O velório vai ocorrer na quarta, a partir das 10h, na sede da instituição.

LEIA TAMBÉM


Nascido em São Paulo, em fevereiro de 1935, se mudou aos 11 anos para o Rio de Janeiro, onde desenvolveu sua carreira jornalística. Atuou, entre outros veículos, na Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Globo e Fatos e Fotos, se destacando na cobertura de política internacional.


Também esteve entre os que cobriram a inauguração de Brasília e, a convite do prefeito da nova capital, ficou à frente da secretaria de imprensa da cidade.


Ainda ocupou cargos públicos como a subchefia do gabinete de Franco Montoro quando este era ministro do Trabalho de João Goulart, em 1962.


Foi eleito para a ABL em 2003 e presidiu a instituição entre 2007 e 2009, vencendo uma eleição de chapa única.


Sandroni também foi genro de Austregésilo de Athayde, que presidiu a ABL durante 34 anos —de 1959 até morrer, em 1993. Escreveu, inclusive, a biografia "Austregésilo de Athayde, o Século de um Liberal", de 1998, ao lado da mulher, Laura Sandroni.


Da sua obra constam ainda ficções como "O Diabo Só Chega ao Meio-dia", de 1985, e "O Peixe de Armana", de 2003, além de um perfil biográfico de Carlos Heitor Cony, também publicado em 2003.


O jornalista fundou ainda a editora Edinova, com Pedro Penner, que destacou-se por trazer mais nomes da literatura latino-americana e do "nouveau roman" francês.


Além da mulher, Laura Sandroni, ele deixa cinco filhos —Carlos, Clara, Eduardo, Luciana e Paula—, e um neto, Pedro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ministros suspeitam de vazamento de reunião convocada por Fachin e Toffoli nega Documentos dos EUA revelam que Jeffrey Epstein tem CPF ativo no Brasil PGR denuncia três delegados por obstrução de justiça no caso Marielle Adolescentes são apreendidos após matar cão jogando de prédio em SC