Morre Terezinha Ramires, referência na Medicina e na luta em defesa das mulheres

Publicado em 30/05/2021, às 14h54
-

TNH1

Morreu neste domingo, 30, a médica, professora e política alagoana Terezinha Ramires Lima, aos 90 anos. O anúncio do falecimento foi dado por familiares, porém a causa da morte não foi divulgada.

LEIA TAMBÉM

Natural de Rio Largo, Terezinha Ramires era filha de comerciantes e iniciou na faculdade de Medicina em 1951, na Ufal, onde participou da primeira turma de médicos.

Ela especializou-se em pediatria e foi responsável pela criação do Departamento de Pediatria na Sociedade de Medicina de Alagoas. Por duas vezes ocupou a vice-presidência da entidade. 

Terezinha Ramires também fundou o primeiro pronto-socorro infantil de Maceió e também a primeira clínica particular especialmente para crianças. Além disso, lecionou na Faculdade de Medicina da UFAL ocupando as cadeiras de Nutrição e Pediatria.

Ela foi casada com o também médico Samuel Delane Lima, com quem viveu por mais de 50 anos, e deixou quatro filhos e netos.

Destaque na luta pelos direitos das mulheres e na política

Terezinha Ramires também foi uma grande referência para as feministas do Estado. Em 1984, ela participou do Seminário sobre Mulher e Política, organizado por Ruth Cardoso, para discutir a criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Um ano depois, fundou a Associação Alagoana Pró-Mulher.

Já em 1992, a médica participou do Movimento pela criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM) e foi sua 1ª Presidente, além de colaborar com o Projeto de Lei criador da Polícia Feminina.

Anos à frente ela lutou ativamente para que fossem dados direitos iguais às mulheres de ingressarem as corporações predominantemente masculinas. Desde então, foi criada a equipe feminina de Bombeiros do Estado de Alagoas.

Participou da elaboração das propostas em favor da mulher para a Comissão Constitucional da Assembleia Constituinte Estadual. E, em sua homenagem, o único centro de atendimento voltado para as mulheres vitimas de violência doméstica em Alagoas, inaugurado em 2002, recebeu seu nome: Centro de Atendimento e Referência às Mulheres de Violência Doméstica Drª Terezinha Ramires.

Terezinha Ramires também se destacou na política e foi eleita vereadora de Maceió nas eleições de 1992, pelo PSDB. Em 2004, ela voltou a concorrer, porém perdeu. Dois anos depois, tomou posse como suplente do vereador Marcelo Malta.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas