Morte de atriz mirim ex-SBT e Netflix: laudo médico revela a causa

Publicado em 25/07/2025, às 07h38
- Reprodução

g1

Mais de dois meses após a morte de Millena Brandão, um laudo pericial da Polícia Técnico-Científica a que o g1 teve acesso aponta que um "abscesso cerebral" foi a causa da morte da atriz de 11 anos em 2 de maio em São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Segundo peritos ouvidos pela reportagem, o "abcesso cerebral" é um tipo infecção no cérebro que provoca uma inflamação na região e pode formar pus. Ela pode ser causada por bactérias, fungos ou outros microorganismos.

"Considerando todos os elementos acima, apontados e avaliados pericialmente em conjunto, a causa médica da morte foi determinada como abcesso cerebral", informa trecho do laudo.

O documento da perícia não esclarece, no entanto, o que causou o "abcesso cerebral" em Millena. O laudo será anexado ao inquérito da Polícia Civil que investiga as causas e eventuais responsabilidades pela morte da menina.

Família acusa negligência

Arquivo pessoal

 

A família da atriz foi chamada pelas autoridades para comparecer na tarde desta sexta-feira (25) na delegacia que investiga o caso. Thays e Luiz Brandão, pais de Millena, irão acompanhados do advogado Antônio Carlos Geraldes Neto, ao 101º Distrito Policial (DP), Jardim das Imbuias.

Eles levarão mais documentos médicos de Millena e darão depoimentos que serão acrescentados à investigação. Familiares e o advogado suspeitam que enfermeiros e médicos que atenderam a criança podem ter sido negligentes por não terem feitos exames antes que poderiam ter detectado o "abcesso cerebral". E, segundo eles, ter feito o atendimento correto para impedir que ela morresse.

"Eu levarei todos os outros documentos obtidos a fim de dar maior celeridade na investigação", falou o advogado da família ao ser procurado pelo g1 para comentar o resultado do laudo sobre a causa da morte de Millena. "A gente quer [que a polícia possa] verificar se teve negligência médica."

Dias antes de morrer, Millena sentiu fortes dores de cabeça (o que é compatível com o "abscesso cerebral"), teve desmaios e passou por três hospitais, onde sofreu 13 paradas cardíacas. Mas nesse período nenhum médico soube informar o que a menina tinha.

Na sua última passagem num hospital, a paciente acabou internada e teve a morte cerebral confirmada. Mesmo assim, médicos não souberam dizer à época o que a matou. Um dos últimos exames feitos nela chegou a indicar a presença de uma mancha no cérebro, mas sem apontar o que seria.

Após suspeita inicial de dengue, descartada posteriormente, exames apontaram infecção urinária e possível tumor no cérebro.

Polícia não concluiu caso

Mas somente depois que peritos do Instituto Médico Legal (IML) fizeram exame necroscópico em Millena é que confirmaram, por meio do laudo, que essa mancha era o "abcesso cerebral".

Com o resultado do exame que apontou a causa da morte, a Polícia Civil deverá depois concluir o inquérito sobre o caso Millena. Inicialmente ele foi aberto para apurar o que teria causado a morte dela. A delegacia também investiga se houve falha da equipe médica que atendeu a paciente.

O caso envolvendo Millena comoveu fãs e quem acompanhou o drama da atriz pelas redes sociais e na imprensa. A atriz deixou os pais e a irmã caçula de 2 anos.

Secretarias de saúde

As secretarias municipal e estadual de Saúde também apuram se as equipes médicas que atenderam Millena cometeram alguma irregularidade.

Desde que começou a sentir fortes dores de cabeça, a paciente passou por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal e dois hospitais estaduais em nove dias. Nesse período, desmaiou e teve diversas paradas cardíacas.

Millena foi enterrada em 4 de maio em um cemitério da Zona Sul sob forte comoção popular.

Quem foi Millena

Reprodução

 

Millena fazia parte da Cia Artística En’cena e participou de novelas como "A infância de Romeu e Julieta" e "A Caverna Encantada", do SBT, além da produção da Netflix, "Sintonia".

Com mais de 140 mil seguidores no Instagram antes de sua morte, Millena tinha o desejo de continuar seguindo a carreira de atriz e modelo. Ela postava fotos e vídeos de suas atuações e trabalhos, interagindo com os fãs.

Em outubro de 2023, Millena celebrou o início da sua carreira na emissora de Silvio Santos. "E o sonho se tornou realidade... Quem acredita sempre alcança", escreveu na legenda de uma foto em frente ao logo da emissora.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Virginia Fonseca exibe nas redes chocotone de 20kg avaliado em R$ 5 mil Zagueiro do Flamengo confirma que reatou o namoro com influenciadora: ‘Te amo’ Virginia Fonseca teve efeito após usar hormônios; especialista aponta o que aconteceu Ex-BBB critica Babal após vídeo de agressão e questiona Justiça: 'Até quando?'