Mortes por Covid-19 aumentam 12% em Alagoas; interior lidera óbitos

Publicado em 28/06/2021, às 10h28
Folhapress -

Eberth Lins

O número de óbitos causados pela Covid-19 voltou a crescer e registrou alta de 12% nessa 25ª Semana Epidemiológica (SE), isto é, entre os dias 20 e 27 deste mês, de acordo com o mais recente boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O relatório, obtido pelo TNH1, na manhã desta segunda-feira (28), aponta ainda que a quantidade de óbitos e casos da doença no interior do estado, mais uma vez, superou os registrados na capital.

LEIA TAMBÉM

Durante a 25ª SE, Alagoas registrou 5.367 novos casos e 146 óbitos. Em relação à semana anterior, houve uma redução de 9% na incidência de casos da doença. Segundo o relatório, Arapiraca continua sendo a localidade com maior incidência de casos, seguida pela 8ª e 10ª RS. "As taxas de incidência de casos nessas localidades na 25ª SE foram iguais à 401, 213 e 204 casos para cada 100 mil habitantes. Essas três localidades também registraram as maiores taxas de óbitos, com a 2ª RS que registrou 6 mortes para cada 100 mil habitantes. Arapiraca, a 8ª RS e a 10ª RS registraram 8,7, 7,0 e 5,6 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente", trouxe o documento.

Ouvido pelo TNH1, o  coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue, ressaltou que os dados preocupam e seguem apontando para o descontrole da pandemia . "Com aumento dos óbitos e redução da incidência de casos na última Semana Epidemiológica, a pandemia da Covid-19 ainda apresenta sinais de descontrole em Alagoas", alertou.

"Outro ponto ainda preocupante é a ocupação hospitalar. O aumento na oferta de leitos de UTI na última semana contribuiu para que a taxa de ocupação do estado voltasse a ficar abaixo de 80%. No entanto, no último boletim, divulgado ontem (28), três municípios apresentaram 100% de ocupação", pontuou.

Conforme o boletim, pela primeira vez, desde novembro de 2020. o número de casos confirmados via Lacen ficaram abaixo de 40%, sendo um indício de uma possível diminuição da transmissão. "Apesar da redução na proporção de resultados positivos nos exames RT-PCR, o número de casos suspeitos ainda é superior a 13 mil casos", frisou Bádue.

O relatório mostra ainda que dos dez municípios que possuem leitos de UTI para tratamento da Covid, cinco permaneceram com taxa de ocupação igual ou superior a 80%, sendo que Arapiraca e Coruripe registraram 100% de ocupação. Segundo a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na tarde de ontem (27), dos 400 leitos de UTI ofertados, 305 leitos estavam ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 76%.

"Apesar dos avanços observados na última semana, as evidências disponíveis ainda indicam um descontrole da pandemia da Covid-19 no estado. Assim, salientamos a importância da continuidade das medidas de controle a fim de evitar o colapso da rede de saúde e o aumento do número de mortos", reforça um trecho do relatório.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados