Mortes por Covid-19 aumentam 12% em Alagoas; interior lidera óbitos

Publicado em 28/06/2021, às 10h28
Folhapress -

Eberth Lins

O número de óbitos causados pela Covid-19 voltou a crescer e registrou alta de 12% nessa 25ª Semana Epidemiológica (SE), isto é, entre os dias 20 e 27 deste mês, de acordo com o mais recente boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O relatório, obtido pelo TNH1, na manhã desta segunda-feira (28), aponta ainda que a quantidade de óbitos e casos da doença no interior do estado, mais uma vez, superou os registrados na capital.

LEIA TAMBÉM

Durante a 25ª SE, Alagoas registrou 5.367 novos casos e 146 óbitos. Em relação à semana anterior, houve uma redução de 9% na incidência de casos da doença. Segundo o relatório, Arapiraca continua sendo a localidade com maior incidência de casos, seguida pela 8ª e 10ª RS. "As taxas de incidência de casos nessas localidades na 25ª SE foram iguais à 401, 213 e 204 casos para cada 100 mil habitantes. Essas três localidades também registraram as maiores taxas de óbitos, com a 2ª RS que registrou 6 mortes para cada 100 mil habitantes. Arapiraca, a 8ª RS e a 10ª RS registraram 8,7, 7,0 e 5,6 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente", trouxe o documento.

Ouvido pelo TNH1, o  coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue, ressaltou que os dados preocupam e seguem apontando para o descontrole da pandemia . "Com aumento dos óbitos e redução da incidência de casos na última Semana Epidemiológica, a pandemia da Covid-19 ainda apresenta sinais de descontrole em Alagoas", alertou.

"Outro ponto ainda preocupante é a ocupação hospitalar. O aumento na oferta de leitos de UTI na última semana contribuiu para que a taxa de ocupação do estado voltasse a ficar abaixo de 80%. No entanto, no último boletim, divulgado ontem (28), três municípios apresentaram 100% de ocupação", pontuou.

Conforme o boletim, pela primeira vez, desde novembro de 2020. o número de casos confirmados via Lacen ficaram abaixo de 40%, sendo um indício de uma possível diminuição da transmissão. "Apesar da redução na proporção de resultados positivos nos exames RT-PCR, o número de casos suspeitos ainda é superior a 13 mil casos", frisou Bádue.

O relatório mostra ainda que dos dez municípios que possuem leitos de UTI para tratamento da Covid, cinco permaneceram com taxa de ocupação igual ou superior a 80%, sendo que Arapiraca e Coruripe registraram 100% de ocupação. Segundo a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na tarde de ontem (27), dos 400 leitos de UTI ofertados, 305 leitos estavam ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 76%.

"Apesar dos avanços observados na última semana, as evidências disponíveis ainda indicam um descontrole da pandemia da Covid-19 no estado. Assim, salientamos a importância da continuidade das medidas de controle a fim de evitar o colapso da rede de saúde e o aumento do número de mortos", reforça um trecho do relatório.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Férias das crianças: veja dicas para evitar quedas, febre e infecções O que acontece com o cérebro do bebê quando a gestante respira ar poluído? Aprovado projeto que reconhece pessoas com fibromialgia como PCD Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; veja quais