Mortes por Covid-19 em Alagoas equivalem à população da cidade de Palestina

Publicado em 14/06/2021, às 14h43
Foto: Palestina reprodução Youtube Emerson Lanes -

Gilson Monteiro

Quinze meses após o primeiro caso de Covid-19 ser registrado em Alagoas, o estado chega a trágica marca de 5 mil mortes pela doença. São exatas 5.002 vidas perdidas para um vírus que já matou 487 mil brasileiros e 3,81 milhões de pessoas em todo o mundo. 

LEIA TAMBÉM

Para compreender melhor o tamanho da tragédia aqui no estado, o número de mortes é bem próximo à população da cidade de Palestina, município do Sertão alagoano, que tem, segundo o último censo do IBGE, 5037 habitantes. É como se praticamente o estado tivesse perdido todo um município para a pandemia do novo coronavírus. 

Os três municípios com mais mortes são Maceió (com 2.240 vítimas); seguido de Arapiraca, com 416 mortos e Rio Largo, com 143 vítimas. Mas todos os 102 municípios alagoanos registraram óbitos por Covid.

Quem são os mortos

Por trás de cada número, vidas e famílias com perdas irreparáveis. Em Alagoas a maioria das vítimas, até a última totalização da Sesau, tem entre 60 e 69 anos de idade e são do sexo masculino, mas a doença já fez vítimas em todas as faixas etárias.

Dos 5.002 óbitos por Covid-19, mas, oito deles, eram de pessoas residentes em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, tendo como vítimas seis homens e duas mulheres. Dos 4.994 óbitos de pessoas residentes em Alagoas, 2.775 eram do sexo masculino e 2.219 do sexo feminino.

Capital e interior

Das vítimas que perderam a vida para  a Covid, 2.245 residiam em Maceió e as outras 2.749 moravam no interior do Estado, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau.

Em um post no Instagram, o governador Renan Filho (MDB) ressaltou a “triste marca” para o estado que, apesar de ser o menor número de mortes da região Nordeste, nada se tem a comemorar, e mais uma vez pediu a colaboração da população.

Mais de 193 mil venceram a doença

Se a Covid-19 levou mais de 5 mil vidas, houve quem resistisse à doença e se recuperar. Segundo o boletim desse domingo da Sesau, 193.884 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, estão recuperados da doença. 

Desde o início da pandemia, momentos emocionantes de pessoas que conseguiram vencer a Covid têm sido registrados em hospitais, e mostrados nas redes sociais e na imprensa. O que não faltam são palavras de gratidão e alívio por ter vencido a doença. 

'Venci a Covid-19":  quase 200 mil alagoanos conseguiram se recuperar (imagems: Sesau)

A esperança: estado já aplicou mais de 1 milhão de doses de vacinadas

Se a proteção ainda continua sendo usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações; a esperança se não de uma cura, mas ao menos um controle da pandemia está na vacina contra Covid-19.

Vacina: mesmo que lenta, imunização é a grande esperança contra a pandemia/ Foto: Secom Maceió

Segundo a última atualização do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Alagoas 823.996 pessoas vacinadas com a primeira dose e 298.424 já imunizadas com a segunda dose, totalizando 1.222.424 doses das vacinas contra a Covid-19 aplicadas.

Até o momento, o estado recebeu do Ministério da Saúde 1.601.270 doses das vacinas – CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer –, e distribuiu 1.268.658 de vacinas para os 102 municípios.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas