Mostra Sururu celebra 15 anos com exibição de curtas e clipes

Publicado em 09/12/2024, às 09h55
Evento traz a diversidade do cinema alagoano com produções que concorrem a prêmios do júri e do público - Foto: Assessoria

Redação

A Mostra Sururu comemora 15 anos como a principal vitrine do cinema alagoano, promovendo exibições gratuitas e eventos inclusivos. Além de ser espaço para encontros e reencontros de quem fomenta, estimula e vive o audiovisual, a programação inclui a Mostra Competitiva de Curtas e Videoclipes, que acontece de 12 a 15 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, com sessões a partir das 19h, exceto no sábado, que uma das sessões começa às 15h.

LEIA TAMBÉM

As produções disputam prêmios do júri e do público. Consolidado como um dos eventos mais importantes do calendário cultural alagoano, esta edição da Mostra homenageia Regina Barbosa, uma referência no audiovisual brasileiro.

Regina é roteirista, diretora, autora de 11 livros, foi sócia-fundadora e gestora da Organização Cultural Ideário (2002-2016) e é sócia da produtora Vento Nordeste, pela qual realiza consultorias de produção executiva de projetos audiovisuais. Atuou como produtora em políticas públicas nacionais na Ancine e na SAV-MINC. Atualmente produz a websérie “Mundo Vinil”, de Hermano Figueiredo; e realiza projetos de paisagismo e ecodesign.

O evento gratuito reforça seu compromisso com a valorização cultural de Alagoas e oferece uma programação rica e diversa, por meio de oficinas, laboratórios e programação online.

O júri é formado por profissionais experientes do cinema e das artes. Juliano Gomes, crítico, professor e editor da Revista Cinética, também atua como diretor, podcaster, jurado e curador em festivais nacionais e internacionais. Viviane Pistache, roteirista e pesquisadora, desenvolveroteiros para produtoras como O2 Filmes e Globo, além de participar da curadoria de festivais como Kinoforum e Mix Brasil. Alana Falcão, artista do corpo e crítica de artes cênicas, utiliza a crítica como criação e se destaca na direção audiovisual e nas artes performáticas, com prêmios e apresentações no Brasil e no exterior.

A Mostra Sururu de Cinema Alagoano é um evento com acessibilidade. Inclusive, neste ano realizou a primeira edição da Mostra Inclusão; que tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência, oferecendo filmes com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, janela de Libras e legendas descritivas, além de oficinas voltadas para o tema.

A 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Sambacaitá Produções, com apoio do Alagoar e SESC Alagoas. É uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Confira a programação completa no site https://www.mostrasururu.com.br e nas redes sociais oficiais (@mostrasururu).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)