Motta diz que isenção do Imposto de Renda pode ser votada nos próximos dias

Publicado em 14/08/2025, às 13h16
Motta diz que isenção do Imposto de Renda pode ser votada nos próximos dias - Joédson Alves / Agência Brasil

Carolina Linhares / Folhapress

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta quinta-feira (14), esperar que o aumento da isenção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) possa ser levado para a votação no plenário em breve.

LEIA TAMBÉM

"Nos próximos dias, esperamos que a medida possa ser apreciada no plenário da Câmara, já que é uma matéria muito importante para ajudar milhões de brasileiros e brasileiras, que terão a oportunidade de ter uma renda a mais com essa isenção. Então, a pauta do IR é, sim, uma prioridade para esse segundo semestre", disse em entrevista à GloboNews.

Nesta terça-feira (12), porém, o deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de lei de isenção do IRPF para quem recebe até R$ 5.000, o PL 1.087/2025, afirmou que a proposta poderia ser aprovada pela Câmara apenas em dezembro.

Segundo Motta, a aprovação do relatório de Lira por unanimidade "demonstra que o ambiente na Casa é favorável para a aprovação dessa matéria".

"Inclusive, a ministra Gleisi [Hoffmann] tem defendido essa pauta. Recentemente, o presidente Lula, com quem estive, também fez questão de reforçar a importância de o Congresso analisar", disse na entrevista.

Lira havia dito que o prazo para votação poderia ser setembro ou dezembro, a depender de Motta. "Uma coisa é uma comissão [aprovar o texto], outra é no plenário. Tenho dito isso a todos os líderes ao presidente, a quem cabe fazer a pauta e colocar [para votar]", disse o deputado.

"O principal problema é a forma de compensação", disse, indicando que pode haver mudanças no texto aprovado na comissão especial", disse. "A gente tem que ter um binômio entre texto e voto", observou.

Na terça, Lira participou de almoço com deputados da FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) e pediu apoio deles para aprovar um texto "mais retilíneo".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador