Movimento Passe Livre pede tarifa zero na capital paulista

Publicado em 29/10/2015, às 22h00
-

Redação


Manifestação iniciada hoje (20) à noite pelo Movimento Passe Livre (MPL), com concentração em frente ao Teatro Municipal, no centro da capital paulista, pede tarifa zero no transporte público. Cerca de 70 policiais da Força Tática, vestidos de preto, capacetes e escudos, estão no local. Os manifestantes saíram em passeata por volta das 19h pelas ruas do centro.

Representantes do movimento afirmaram que, apesar das mudanças no transporte - como passe livre para estudantes, faixas de ônibus e ciclovias - os ônibus e trens continuam lotados.

"Defendemos o transporte realmente público, com tarifa zero", disse a militante do MPL Letícia Cardoso. Segundo os líderes do movimento, o transporte não deve ser tratado como mercadoria e o lucro dos empresários não é prioridade, mas sim a segurança e o conforto da população.

"O abuso de mulheres no transporte está atrelado à superlotação", acrescentou Letícia. Segundo ela, para obter mais lucro os empresários não aumentam a frota nas ruas e deixam que os ônibus fiquem lotados. "Essa precarização está ligada ao lucro [das empresas de transporte]", disse.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira Aos 95 anos, morre Haroldo Costa, intelectual e jornalista Caseiro é preso suspeito de matar mulher a facadas em mansão no Morumbi 'Dormi na portaria do prédio', diz idosa há 4 dias sem luz no centro de SP