Movimentos invadem Centro e ocupam superintendência do Incra no Centro de Maceió

Publicado em 22/07/2025, às 16h43
- Assessoria

TNH1 com assessoria

Um grupo formado por diversos movimentos do campo ocupou na tarde desta terça-feira (22), a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Centro de Maceió.

LEIA TAMBÉM

Estão na ocupação integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Social de Luta (MSL), Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Terra Livre e Movimento Via do Trabalho (MVT).

O grupo reivindica regularização fundiária e políticas públicas direcionadas ao avanço de ações em assentamentos. Segundo o MST, duas mil pessoas participaram da ocupação em Maceió. 

A mobilização em Maceió integra a Semana Camponesa, ação nacional que reúne atividades em todas as regiões pautando a agenda da Reforma Agrária. Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a Semana Camponesa organiza um conjunto de lutas para pressionar o avanço da Reforma Agrária no âmbito estadual e nacional, bem como de diálogo com a sociedade.

Entre as pautas da Semana Camponesa, a jornada de luta pretende debater ainda, além da criação de novos assentamentos, a liberação de políticas públicas para avançar na produção de alimentos, fortalecimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e reafirmar o papel da Reforma Agrária como política fundamental na defesa da soberania nacional.

Em nota emitida na manhã desta quarta-feira, 23, o Incra Alagoas diz não ter recebido a pauta do grupo formalmente. 

Leia na íntegra:

O Incra informa que não recebeu uma pauta formal nem contato para reunião por parte dos movimentos sociais. As ações da autarquia no estado de Alagoas estão em conformidade com as diretrizes e a programação orçamentária da direção nacional do órgão. Com relação ao complexo da usina Laginha, a Regional do Incra em Alagoas aguarda novas orientações da direção nacional. O que cabe ao Incra em Alagoas foi cumprido, até o momento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição