Redação
Texto de Reinaldo Azevedo, no portal UOL:
LEIA TAMBÉM
“… O Congresso tem até amanhã à noite para aprovar a Medida Provisória da reestruturação dos Ministérios. Sem isso, a conformação da Esplanada volta a ser aquela de Jair Bolsonaro.
O governo já jogou a toalha, por exemplo, no caso do Ministério do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que perdem competências no texto do relator, Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Mas isso ainda parecia insuficiente ontem à noite. O governo desistiu de levar a MP à votação porque havia o risco real de derrota. Apesar das concessões absurdas.
Fala-se de uma ‘pressão’ para mudar a relação do governo com o Congresso. Em jogo, estão a distribuição de cargos no segundo e terceiro escalões e a liberação mais célere de emendas.
No meio da barafunda, veio à luz mais um bate-boca entre Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Passou a circular fortemente nos bastidores a conversa de que Lira teria posto a faca no pescoço do governo para demitir o ministro Renan Filho, dos Transportes.
Lira ficou furioso e foi para as redes sociais. Escreveu:
‘É falsa e descabida a informação que pedi ‘a cabeça de ministro’, e muito menos em troca de aprovação de qualquer proposta do Governo. Tenho ‘gido sempre com respeito aos Poderes. A origem da desinformação segue na mesma linha daquele que tem usado as redes sociais, e seus prepostos, para me desrespeitar gratuitamente. Isso não admito e exijo respeito! Tenho uma trajetória política de mais de 20 anos dedicados a Alagoas e ao Brasil, sempre em defesa da liberdade e da democracia”.
A questão é saber a quem esse ‘não admito’ é dirigido…”
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar