MP denuncia casal que tomou 4 doses de vacina e pede R$ 1 mi de indenização

Publicado em 01/10/2021, às 08h32
Reprodução -

UOL

O MP-MG (Ministério Público de Minas Gerais) denunciou por estelionato um casal de empresários de Viçosa (MG) que tomou 4 doses de vacina contra a covid-19. Na ação, a promotoria pede ainda uma indenização de, no mínimo, R$ 500 mil por danos morais coletivos (para cada um dos dois).

LEIA TAMBÉM

- Salienta-se que o insumo é raro, escasso e pertence à administração pública que as adquiriu com a finalidade de imunizar a população, seguindo o Programa Nacional de Imunização, tendo, portanto, a conduta sido praticada em detrimento de entidades de direito público e sendo aplicável a causa de aumento de pena prevista no artigo 171, § 3º do Código Penal", disse o promotor Luís Cláudio Fonseca Magalhães, da Comarca de Viçosa

Segundo o Ministério Público, a investigação contra o casal começou depois que o órgão recebeu ofício da Coordenação de Atenção Primária em Imunização e Campanha da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, cidade localizada a cerca de 224 km de Belo Horizonte, em que relata a vacinação irregular.

Cada um dos acusados —que não tiveram os seus nomes divulgados— responderá duas vezes pelo crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal, cuja pena é de um a cinco anos de prisão, além de indenização por danos morais coletivos.

Vacinação no Brasil

Segundo levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde, 91.454.456 já tomaram a segunda dose ou a dose única de imunizante no Brasil. Isso corresponde a 42,87% da população do país.

Foram aplicadas 2.135.951 doses de vacina nas últimas 24 horas em todo o país, na soma de primeiras, segundas, únicas e de reforço. Neste período, 1.455.083 pessoas tomaram a segunda e outras 3.779 receberam a única, ou seja, 1.458.862 concluíram o ciclo vacinal entre ontem e hoje. Também houve a aplicação de 615.772 primeiras doses e 61.317 de reforço.

Ao todo, 146.605.293 brasileiros receberam a primeira dose até aqui, o equivalente a 68,73% da população nacional. Já a dose de reforço conta com 882.684 aplicações até o momento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital