MPAL denuncia operadores de esquema de fraude que lesou mais de 50 pessoas

Publicado em 05/06/2025, às 18h51
- Divulgação / Polícia Civil de Alagoas

TNH1

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) denunciou operadores de consórcios suspeitos de integrar um esquema que lesou mais de 50 consumidores no Agreste do estado.

LEIA TAMBÉM

De acordo com as investigações, os acusados constituíam empresas financeiras fictícias para vender contratos de financiamento.

Após convencerem as vítimas a realizarem um pagamento inicial, informavam que, na verdade, tratava-se de consórcios, o que resultava em prejuízos financeiros significativos para os consumidores enganados.

Os denunciados foram alvos da "Operação Projeto Seguro", deflagrada pela Polícia Civil em dezembro de 2024. Na ocasião, foram apreendidos seis veículos, incluindo quatro carros de luxo, ligados ao esquema.

Na denúncia, o promotor solicitou que os bens de alto valor sejam tornados indisponíveis e levados a leilão judicial, além da manutenção da proibição dos acusados de atuarem no mercado financeiro.

De acordo com o MPAL, uma única empresa envolvida já é responsável por golpes contra ao menos 33 vítimas identificadas.

Fora outras que ainda não conhecemos, o que demonstra que não foi algo pontual feito por algum vendedor desavisado, mas sim uma verdadeira conduta coordenada dos sócios da empresa e alguns funcionários", afirmou o promotor Thiago Chacon.

Os denunciados vão responder por estelionato qualificado, em razão da vulnerabilidade das vítimas, além de associação criminosa.

O MPAL orienta que outras possíveis vítimas de esquemas semelhantes entrem em contato com a delegacia mais próxima ou com a sede do Ministério Público de Alagoas para formalizar denúncia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Carnaval: sistema prisional terá reforço especial de segurança Contribuintes podem solicitar atendimentos da Sefaz durante o período de Carnaval Bolsa Família chega a mais de 498,1 mil beneficiários de Alagoas a partir desta quinta (12); veja calendário Veja como vai funcionar a Operação Carnaval 2026 do Departamento Estadual de Aviação