MPF denuncia Braskem e 15 pessoas por crimes ligados à exploração de sal-gema em Maceió

Publicado em 18/10/2025, às 08h50
- Reprodução

TNH1 com assessoria do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia à Justiça Federal contra a empresa petroquímica Braskem e outras 15 pessoas físicas por crimes relacionados à exploração de sal-gema em Maceió. A peça acusatória, protocolada nesta sexta-feira (17), possui 390 laudas e cerca de 7.500 páginas de anexos.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o MPF, os denunciados são apontados como responsáveis por uma série de crimes previstos na legislação penal brasileira, entre eles o crime ambiental de poluição qualificada, que torna uma área imprópria para ocupação humana; a apresentação de estudo ambiental falso, incompleto ou enganoso; e a exploração de bens pertencentes à União sem autorização.

A denúncia também inclui acusações de dano qualificado ao patrimônio público, falsidade ideológica, concessão irregular de licença ambiental e crimes funcionais contra a administração ambiental. As condutas estão enquadradas em dispositivos da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), da Lei de Crimes contra a Ordem Econômica (Lei nº 8.176/91) e do Código Penal Brasileiro.

O MPF também solicitou o levantamento do sigilo processual e a inclusão de novos documentos ao processo. No entanto, em razão do sigilo ainda vigente, o órgão informou que não disponibilizará a íntegra da denúncia nem outras informações relacionadas ao inquérito policial.

Por se tratar de uma denúncia criminal, caberá agora à Justiça Federal decidir sobre o recebimento da acusação e o prosseguimento da ação penal.

O que diz a Braskem

A Braskem reitera seu compromisso com a sociedade alagoana, assim como o respeito e solidariedade para com os moradores afetados.

Expressamos nossa confiança nos integrantes mencionados no inquérito e seguiremos empenhados no cumprimento de todos os compromissos assumidos.

A empresa ainda não teve acesso à denúncia e exercerá seu direito de defesa nos autos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF e MP/AL acompanham evolução das obras de mobilidade urbana previstas em acordo judicial com Braskem Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro neste domingo (07) Paciente acamado em situação de risco é resgatado pelo Samu em Garça Torta Confira os horários dos shoppings e do Centro no feriado de Nossa Senhora da Conceição