MPF recomenda interdição de trecho turístico em Japaratinga por risco de deslizamento de falésia

Publicado em 15/05/2025, às 13h45
- Divulgação

Ascom MPF AL

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Prefeitura de Japaratinga/AL, nesta quinta-feira (15), a interdição imediata da área de alargamento da rodovia AL-101 Norte, onde moradores e turistas estacionam seus veículos, localizada na base da falésia existente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), nas proximidades do Mirante da Bica. A medida visa proteger a população diante do risco de desmoronamento do terreno

LEIA TAMBÉM

Para a procuradora da República Juliana Câmara, os laudos técnicos atestam que a medida é necessária porque o local apresenta processo erosivo avançado e risco iminente de deslizamento, conforme verificado por peritos do Ministério Público da União e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). 

A recomendação determina o isolamento da área com a instalação de placas informativas, a realização de fiscalizações periódicas para impedir a presença de pessoas e veículos, e a apresentação, em até 5 dias, de um cronograma com as ações previstas.

O MPF ressalta que falésias são áreas de preservação permanente (APP), protegidas por lei federal, e que intervenções no local podem causar danos ambientais irreversíveis. Além disso, a perícia técnica apontou que as obras de alargamento da rodovia podem ter contribuído para o agravamento da erosão.

A recomendação também leva em conta os riscos à segurança dos moradores e turistas que utilizam o trecho como estacionamento, muito frequentado devido ao mirante. Segundo o MPF, a omissão na adoção das medidas poderá resultar na adoção de ações judiciais e administrativas contra os responsáveis.

A Prefeitura tem o prazo de 2 dias úteis para informar se pretende acolher a recomendação e quais providências já foram adotadas, apresentando documentos comprobatórios.

Além da expedição de recomendação, o MPF oficiou o Município de Japaratinga, o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas – DER/AL, o IMA/AL e a Defesa Civil Estadual convocando-os a participar de reunião para tratar do assunto e das medidas de contenção necessárias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE