MPT apura impacto no sustento e saúde de trabalhadores prejudicados com derramamento de óleo

Publicado em 21/11/2019, às 14h10
Reprodução Google Street View -

Assessoria

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas acompanhará de perto os impactos econômicos e sociais do derramamento de óleo na costa marítima do estado. Há uma preocupação nacional da instituição com o sustento e a saúde de todos os trabalhadores prejudicados, em especial, os pescadores e marisqueiros.

Quem está responsável por tratar do tema localmente é o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, que já instaurou procedimento promocional para adotar as providências necessárias à apuração dos fatos.

Recentemente, Gazzaneo recebeu trabalhadores alagoanos prejudicados pelo derramamento de óleo e participou de reuniões nesta terça-feira (19) com o Serviço de Aquicultura e Pesca, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas.

“A preocupação do MPT se dá principalmente com pescadores e marisqueiras que desenvolvem atividades nas áreas atingidas pelo óleo e que são impedidos de comercializar os produtos em razão da contaminação. Sendo assim, é necessário que a União não só identifique a extensão do problema, como também facilite a compensação do prejuízo econômico. O Ministério Público entende, nesse sentido, que o governo deve adaptar as regras do chamado seguro-defeso em benefício desses trabalhadores prejudicados pelo desastre ecológico”, defende o procurador-chefe.

LEIA TAMBÉM

Gazzaneo também integra um grupo de trabalho nacional do MPT, cujo objetivo será estudar as repercussões judiciais e extrajudiciais relacionadas ao avanço de manchas de óleo em estados do Nordeste e Sudeste. Outros 12 procuradores do Trabalho fazem parte da comissão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas