MPT identifica irregularidades trabalhistas em canteiro de obras da Prefeitura de Maceió

Publicado em 02/08/2021, às 15h01
Foto: MPT / AL -

Ascom MPT

Após receber denúncias de irregularidades trabalhistas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas inspecionou, na sexta-feira (30), o canteiro de obras de uma creche em construção na Rua Boa Vista, bairro Ouro Preto, Maceió. Na ocasião, o MPT identificou o uso de betoneiras sem aterramento elétrico e a presença de funcionários sem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada, o que configura trabalho clandestino.

LEIA TAMBÉM

O MPT orientou a construtora Terra Nordeste, contratada pela Prefeitura de Maceió para realização das obras, a suspender imediatamente o manuseio dos aparelhos. Além de garantir a segurança dos trabalhadores diante do maquinário, a empresa também terá de oferecer equipamentos de proteção individual e coletiva para os funcionários da construção, que estavam sem luvas e fardamentos adequados ao serviço.

“Nós queremos que a construtora torne seguro o meio ambiente de trabalho e assim evite acidentes que ameacem a vida dos trabalhadores. Sabemos que essa não é a primeira vez que a empresa opera aparelhos com riscos elétricos, daí a necessidade de chamar a atenção das partes envolvidas, inclusive o poder público contratante, para mudança de postura”, frisou o procurador do MPT Rodrigo Alencar, que instaurou inquérito civil para acompanhamento do caso.

A saúde e segurança dos trabalhadores e o trabalho clandestino serão temas de audiência que o MPT realizará com a construtora e a Prefeitura de Maceió. Alencar também deve apurar, no curso do inquérito, denúncias de que a construtora descumpre outras normas trabalhistas, como atraso no pagamento de salários, desconsideração de adicional noturno e não recolhimento de contribuição previdenciária e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Foto: MPT / AL

Para tanto, o MPT requisitou à Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL) a atuação com urgência de auditores fiscais do trabalho sobre a empresa e o canteiro de obras da futura creche, diante da gravidade das irregularidades encontradas.

Em nota enviada ao TNH1, a Prefeitura de Maceió informou que a empresa foi contratada mediante licitação pública, seguindo todos os trâmites da administração pública e os princípios legais. Leia a nota completa:

A Secretaria de Educação de Maceió informa que a empresa foi contratada mediante licitação pública, seguindo todos os trâmites da administração pública e os princípios legais. Além disso, esclarece que repassa os pagamentos regularmente para o andamento da referida obra. Por fim, toda a Prefeitura zela pelo cumprimento das obrigações trabalhistas, reforçando ainda que não admite o descumprimento de tais preceitos e que investigará o caso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Colaboradores do Hospital da Cidade se unem em ação de doação de sangue Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário